Ciência

Viagem histórica: foguete da SpaceX chega à estação espacial

Astronautas acoplam a espaçonave na estação e se preparam para desembarcar. É a primeira vez que uma empresa privada transporta astronautas da Nasa

Foguete da SpaceX é lançado da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong à Lua (Joe Skipper/Reuters)

Foguete da SpaceX é lançado da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong à Lua (Joe Skipper/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2020 às 11h42.

Última atualização em 31 de maio de 2020 às 11h47.

Os astronautas transportados pela SpaceX, empresa de viagens espaciais fundada pelo bilionário Elon Musk, chegaram à estação espacial. É a primeira vez que uma companhia privada faz esse tipo de transporte para a Nasa, a agência espacial americana. 

A viagem levou menos de um dia. A aproximação da cápsula com os dois astronautas,  aconteceu de forma tranquila, cerca de 15 minutos antes do previsto. Os pilotos Robert L. Behnken e Douglas G. Hurley precisaram assumir o controle manual da espaçonave por um breve momento, acionando os foguetes de controle para posicionar a cápsula. 

O acoplamento indica que a primeira fase da viagem, que tem o objetivo de testar os equipamentos, foi realizada com sucesso. O teste será completado quando os astronautas retornarem à Terra.  A expectativa é de que o voo inicie uma temporada de viagens espaciais privadas, inclusive com a possibilidade de voos turísticos. 

A missão faz parte de uma tentativa de colocar os Estados Unidos novamente na vanguarda do lançamento de astronautas para o espaço. É a primeira vez, depois de quase uma década, que uma missão tripulada é enviada a partir do território americano.

O foquete foi lançado no sábado, às 16h23, horário de Brasília, da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong à Lua. Foi a segunda tentativa de lançar o foguete. Na última quarta-feira (27), Hurley e Behnken já estavam posicionados em seus assentos na cápsula Crew Dragon quando o processo de decolagem teve que ser interrompido pelas más condições de tempo.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEspaçoEspaçonavesSpaceX

Mais de Ciência

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo

Plano espacial da China pretende trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vênus