Verdadeiras florestas são descobertas nas profundezas do oceano

Depois de vasculhar mais de meio milhão de corais de recifes, equipe identificou importantes amostras a até 2 Km da superfície

Recife de corais: foto de arquivo (Wikimedia Commons/Divulgação)

Ligia Tuon

Publicado em 3 de outubro de 2020 às 17h33.

Última atualização em 3 de outubro de 2020 às 17h39.

Em alto mar, numa área que não pertence a nenhum país, pesquisadores descobriram verdadeiras florestas de corais, tão importantes para a biodiversidade como os recifes costeiros.

O estudo publicado na revista Science foi conduzido por um grupo de cientistas americanos, que identificou 116 recifes no fundo do oceano. Depois de vasculhar mais de meio milhão de grupos de corais de recifes, a equipe identificou importantes amostras entre 200 e 1200 metros abaixo da superfície. Alguns dos grupos de corais estão a mais de 2 quilômetros de profundidade.

Segundo os pesquisadores, é provável que ainda haja muito mais corais em alto mar a serem encontrados, já que cerca de dois terços do oceano fica fora das jurisdições nacionais.

Normalmente as pesquisas levam em conta corais próximos à costa terrestre, mas esses são tão importantes para a biodiversidade quanto os recifes costeiros, alerta a pesquisa.

Os recifes profundos "são alguns dos mais subestimados de todos os ecossistemas oceânicos", dizem os pesquisadores, "e porque não são protegidos pelas leis de nenhum país, estão entre os recifes mais vulneráveis ​​e potencialmente superexplorados da Terra".

Os esforços para a conservação legal dos recifes foram interrompidos pela pandemia.

Os recifes de corais de águas profundas não são protegidos dos efeitos do transporte marítimo (Deep Sea Biology Society/Divulgação)