Ciência

Variante Ômicron está presente em 89 países, diz OMS

A Ômicron está se espalhando rapidamente e, com os dados atuais disponíveis, a OMS avalia que é provável que a variante ultrapasse a Delta em número de casos

 (PhonlamaiPhoto/Getty Images)

(PhonlamaiPhoto/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de dezembro de 2021 às 11h59.

A variante Ômicron do novo coronavírus foi identificada em 89 países, segundo resumo técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado ontem, com dados até o dia anterior.

O documento reforça que há evidências consistentes de que a nova cepa tem uma vantagem de crescimento substancial sobre a Delta, espalhando-se mais rápido.

Em países com transmissão documentada, o tempo de duplicação da variante é entre 1,5 a 3 dias, maior do que o tempo da variante Delta, informa o relatório.

A Ômicron está se espalhando rapidamente e, com os dados atuais disponíveis, a OMS avalia que é provável que a variante ultrapasse a Delta em número de casos.

Porém, ainda permanece incerto se a rápida taxa de crescimento pode estar relacionada à falta de vacinação, aumento da transmissibilidade da variante, ou de ambos.

Líderes e cientistas alertaram, ao longo da semana, que a Ômicron pode se tornar dominante em alguns países europeus nos próximos dias.

Acompanhe tudo sobre:OMS (Organização Mundial da Saúde)CoronavírusPandemia

Mais de Ciência

Terra 'perdendo peso'? Entenda o processo que envolve até satélites e foguetes

Fórmula de Bhaskara é coisa de brasileiro? No resto do mundo, equação tem outro nome; descubra

'Amizade' inusitada entre baleias e golfinhos surpreende cientistas

Camarão vendido no Walmart é investigado nos EUA. O motivo? Radioatividade por césio