Ciência

Uma foto do passado: Hubble encontra estrela mais distante já vista

Localizada a 12,9 bilhões de anos-luz da Terra, a estrela nomeada de Earendel pode ajudar a entender as origens do Universo

 (Nasa/Reprodução)

(Nasa/Reprodução)

A Nasa divulgou nesta quarta-feira, 30, um novo recorde de observação espacial mais distante, ao localizar a estrela Earendel (“estrela da manhã”, no inglês arcaico) a 12,9 bilhões de anos-luz da Terra, registrando em foto uma cena de quando o universo tinha cerca de 4 bilhões de anos, ou 30% de sua idade atual.

“Quase não acreditamos no começo, ela estava muito mais longe do que a estrela anterior (Icarus, cuja luz levou 9 bilhões de anos para chegar à Terra) mais distante e com maior desvio para o vermelho”, disse o astrônomo Brian Welch, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, principal autor do artigo.

O achado foi feito com base em dados coletados durante o programa RELICS (Reionization Lensing Cluster Survey) do Hubble.

Segundo os cientistas, a estrela existiu há tanto tempo que pode não ter as mesmas matérias-primas que as estrelas de hoje em dia.

“Estudar a Earendel será uma janela para uma era do Universo com a qual não estamos familiarizados, mas que levou a tudo o que sabemos. É como se estivéssemos lendo um livro bastante interessante, mas começamos com o segundo capítulo e agora teremos a chance de ver como tudo começou”, disse Welch.

Segundo a Nasa, a expectativa agora é que o astro seja observado pelo telescópio espacial James Webb e que a alta sensibilidade do instrumento permita observações mais detalhadas da Eearendel.

 

Acompanhe tudo sobre:NasaEstrelas

Mais de Ciência

Fenômeno que matou 4 milhões de animais no Pacífico pode retornar — e mais agressivo desta vez

Nasa: pela 1ª em mais de 60 anos, mulheres são maioria em turma de astronautas

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral tem sucesso na perda de peso, diz estudo

Último eclipse solar de 2025 ocorrerá neste fim de semana; saiba como assistir e o melhor horário