Ciência

Um Targaryen entre nós? Eslovênia exibe "dragões-bebês" raros em caverna

Os animais têm pele rosa-pálido, corpo longo e fino, quatro pernas e não enxergam. Eles vivem nas águas de cavernas escuras da região de Karst, sul europeu

Caverna de Postojna, na Eslovênia (Park Postojnka Jama/Reprodução)

Caverna de Postojna, na Eslovênia (Park Postojnka Jama/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 12 de junho de 2020 às 16h31.

Três criaturas aquáticas raras conhecidas como dragões-bebês serão expostas em um aquário da Caverna de Postojna, na Eslovênia, uma da maiores atrações turísticas do país.

Os animais têm pele rosa-pálido, um corpo longo e fino, quatro pernas e não enxergam. Eles só vivem nas águas de cavernas escuras da região de Karst, no sul europeu.

Antigamente, moradores locais acreditavam que as criaturas, com a elevação das águas que às vezes levava a céu aberto, eram filhotes de dragões que se imaginava viverem nas cavernas.

Em Postojna, a maior caverna europeia aberta a turistas, funcionários conseguiram observar os dragões-bebês nascendo em 2016.

"Ficamos empolgados quando os ovos estavam sendo depositados, e depois tivemos milhares de dúvidas: como sobreviverão, com o que iremos alimentá-los, como os protegeremos de infecções?", disse Marjan Batagelj, diretor-gerente da caverna, à Reuters.

"A ciência disse que eles tinham 0,5% de chance de sobrevivência... mas conseguimos criar 21 deles", acrescentou. Um total de 64 ovos foram depositados em 2016.

Os bebês têm até 14 centímetros de comprimento e chegarão a 30 quando adultos. Eles podem viver até 8 anos sem alimento e têm uma expectativa de vida de até 100 anos.

Um laboratório especial foi montado na caverna onde os dragões-bebês estão sendo monitorados antes de serem apresentados ao público.

Dragões bebê

Três criaturas aquáticas raras conhecidas como dragões-bebês serão expostas em um aquário da Caverna de Postojna, na Eslovênia (Park Postojnka Jama)

Acompanhe tudo sobre:Animais em extinçãoEslovêniaEuropa

Mais de Ciência

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo