Ciência

Um em cada 8 adultos no mundo é obeso, diz OMS no Dia Mundial da Obesidade

A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade

Obesidade: campanha da OMS tem como proposta combater o estigma da obesidade (Whitetag/Thinkstock)

Obesidade: campanha da OMS tem como proposta combater o estigma da obesidade (Whitetag/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 11 de outubro de 2018 às 16h19.

No Dia Mundial da Obesidade, lembrado nesta quinta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um em cada oito adultos em todo o planeta é obeso.

A projeção é de que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade.

Já o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso nada seja feito - incluindo 427 mil crianças com pré-diabetes, 1 milhão com hipertensão arterial e 1,4 milhão com aumento do acúmulo de gordura no fígado.

A campanha global em 2018 tem como proposta combater o estigma da obesidade e tratar o assunto com respeito, disseminando informações de maneira responsável, reconhecendo a obesidade como uma doença crônica multifatorial e investindo em políticas públicas de prevenção e tratamento.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica promovem atividades em alguns estados com o objetivo de estimular a prevenção do sobrepeso e da obesidade. A programação está disponível na página da entidade.

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontam que mais de 50% da população brasileira tem excesso de peso.

As entidades alertam que a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo.

"Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer", alertaram os especialistas.

Acompanhe tudo sobre:ObesidadeOMS (Organização Mundial da Saúde)Política de saúdeSaúde

Mais de Ciência

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda