Ciência

Trump e Musk cobram Nasa por retorno de astronautas que estão na ISS

Apesar de Musk dizer que iria buscar os astronautas, nem ele nem Trump informaram se o cronograma da Nasa – que prevê o retorno de Suni Williams e Butch Wilmore para março – irá mudar

Esquecidos no espaço: previsão é de que Suni Williams e Butch Wilmore retornem no fim de março (Nasa/Divulgação)

Esquecidos no espaço: previsão é de que Suni Williams e Butch Wilmore retornem no fim de março (Nasa/Divulgação)

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 10h44.

Última atualização em 30 de janeiro de 2025 às 10h51.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk pediram em suas contas no X (antigo Twitter) o retorno de dois astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Musk disse que irá buscar os dois astronautas.

Eles culparam a administração do ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela decisão da Nasa de ter retornado a cápsula do Boeing para a Terra sem Suni Williams e Butch Wilmore em setembro de 2024.

“O presidente Donald Trump perguntou a SpaceX para trazer para casa dois astronautas abandonados na estação espacial o mais rápido possível. Nós iremos fazer isso. Terrível que a administração Biden deixou eles lá por tanto tempo”, escreveu Elon Musk na terça, 28.

Na Truth Social, Trump afirmou algumas horas depois: “Eu acabei de pedir a Elon Musk e SpaceX para pegar os dois corajosos astronautas que foram abandonados no espaço pela Administração Biden. Eles estão esperando por muitos meses na Estação Espacial. Elon logo estará a caminho. Esperançosamente, todos estarão seguros. Boa sorte Elon!!”

Os dois, porém, não deram mais detalhes e não informaram se as declarações iriam mudar o cronograma da agência espacial.

Em resposta, a Nasa afirmou que tem trabalhado para trazer os astronautas para a Terra o mais rápido possível. “A NASA e a SpaceX estão trabalhando rapidamente para devolver com segurança os astronautas da SpaceX Crew-9, Suni Williams e Butch Wilmore, assim que for prático, enquanto também se preparam para o lançamento da Crew-10 para completar a troca entre as expedições”, delcarou no X.

O que aconteceu?

A ISS recebe astronautas que costumam ficar cerca de seis meses no local vindos, principalmente, da Rússia e dos Estados Unidos. Desde 2020, a SpaceX tem enviado tripulação de forma recorrente à ISS. Cada grupo trabalha até que o próximo chegue. Suni Williams e Butch Wilmore estão na ISS desde o fim de junho.

A Nasa considerou que era muito arriscado enviar os dois no Boeing da Starliner em setembro. A cápsula que deveria trazer os dois de volta passou cerca de três meses sob investigação da Boeing por conta de problemas no sistema de propulsão. Na época, o administrador da Nasa, Bill Nelson, disse que a decisão representava um “comprometimento com a segurança”.

Agora, ambos devem esperar o lançamento da Crew-10 para retornar. Mas a missão foi adiada de fevereiro para o fim de março. De acordo com a Nasa, a agência e a SpaceX precisam de mais tempo para completar o processamento da cápsula.

Acompanhe tudo sobre:NasaDonald TrumpElon MuskSpaceX

Mais de Ciência

Humanos estão evoluindo ao vivo no Planalto Tibetano; entender processo será essencial no espaço

Chuva no deserto? Emirados Árabes Unidos exploram fazendas solares para combater crise hídrica

Por que acontecem terremotos no Pará?

Após ser comprado por colecionador, meteorito estranho revela um dos maiores segredos de Marte