Ciência

Três declarações polêmicas da conferência de terraplanistas

Para o astrofísico Neil DeGrasse Tyson, acreditar que a Terra é plana é "uma falha profunda do nossos sistema educacional"

Terra plana (urfinguss/Thinkstock)

Terra plana (urfinguss/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de novembro de 2017 às 11h28.

Última atualização em 21 de novembro de 2017 às 11h30.

São Paulo – Neste mês, cerca de 400 pessoas participaram da Conferência Internacional da Terra Plana, realizada nos Estados Unidos. O evento contou com declarações polêmicas e anti-científicas. Selecionamos as três mais marcantes da conferência, que pode ser vista no YouTube.

A Terra é plana porque é uma simulação – Mark Sargent diz que a grande maioria dos programadores criam projetos planos, dada a dificuldade de lidar com geometria. Na hipótese de a Terra ser uma simulação, ela seria plana porque os programadores são preguiçosos demais para criar curvas e torná-la redonda.

Teoria da Terra plana deveria ser ensinada em escolas – Sargent afirma que a teoria está quase em ponto de massa crítica e será ensinada em breve em escolas em todo o mundo. "A ciência vai ter que reconhecer isso. Eles não podem se esquivar de nós para sempre", disse.

Elon Musk é um mentiroso – O CEO da Tesla e da SpaceX (empresa do ramo aeroespacial) foi citado em uma pergunta da plateia: o que acontecerá quando os foguetes de Musk decolarem? Eles vão bater na redoma que fica em volta da Terra e explodir ou voarão ao seu lado? A resposta de Sargent foi direta–e pouco educada. "Tudo que Musk diz é mentira", disse, antes de fazer comentários mais agressivos.

Falha na educação

O famoso astrofísico Neil DeGrasse Tyson, protagonista do seriado científico Cosmos, participou de um programa no Compound Media, em 2016, no qual falou sobre as pessoas que acreditam que a Terra é plana.

"Elas são uma falha profunda do nosso sistema educacional. A forma como ensinamos a ciência é assim: você é um receptáculo vazio no qual despejamos conhecimentos científicos e você regurgita isso em uma prova. A ciência é um forma de pensar. É uma forma de entender e provar as operações da natureza", declarou Tyson.

Acompanhe tudo sobre:Astronomia

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos