Teste de covid-19 por R$ 30 e pronto em uma hora: A UFRJ tornou possível

O novo método é menos invasivo que o PCR e não exige equipamentos complexos para ser preparado

Laboratório da UFRJ, no Rio de Janeiro (UERJ/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2021 às 11h15.

Última atualização em 14 de julho de 2021 às 11h22.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciaram a criação de um kit para testagem de covid-19 que obtém o resultado em menos de uma hora, e ao custo de 30 reais.

Ele se vale também de saliva para detectar a presença do Sars-CoV-2, mas diferentemente do PCR tradicional (que leva mais tempo para ficar pronto e é mais caro), o novo método não exige equipamentos complexos para ser aplicado.

Para conseguir o resultado, o teste chamado de Lamp-Covid-19 amplifica o RNA usando uma técnica que aumenta a temperatura das amostra, e o resultado é analisado de forma colorimétrica (a partir da cor assumida pelo material). Se o resultado for negativo, a amostra fica vermelha; se positivo, amarelada. Testes realizados em 60 pacientes mostraram que o exame é 100% eficaz quando comparado ao PCR.

A inovação é fruto de time liderado pelas pesquisadoras Mônica Lomeli e Fabiana Ávila Carneiro, ambas da UFRJ, além de cinco alunos. Para o desenvolvimento foi fundada a startup Osiris Life Sciences, que criou proteína que serve de reagente nos kits de diagnóstico. A equipe é multidisciplinar e conta com alunos de biotecnologia, engenharia química, engenharia de bioprocessos e nanotecnologia.

Com Estadão Conteúdo

• Quer saber tudo sobre o desenvolvimento e eficácia de vacinas contra a covid-19? Assine a EXAME e fique por dentro.
Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPesquisaUFRJ