Ciência

Terceira e última Superlua do ano aparecerá no céu nesta quarta-feira

A Superlua, que poderá ser vista a partir das 22h, ocorre quando a Lua atinge o perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra

Superlua: "A superlua é quando ao mesmo tempo a Lua está cheia e no ponto mais próximo da Terra de sua órbita", explica Cypriano (Dursun Aydemir/Anadolu Agency/Getty Images)

Superlua: "A superlua é quando ao mesmo tempo a Lua está cheia e no ponto mais próximo da Terra de sua órbita", explica Cypriano (Dursun Aydemir/Anadolu Agency/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de março de 2019 às 11h33.

São Paulo — A terceira e última Superlua deste ano vai aparecer nesta quarta-feira, 20, na América do Sul e Norte, segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). O melhor horário para observar o satélite natural será a partir das 22h, quando este estará 100% iluminado.

Neste ano, já ocorreram duas superluas: uma em 21 de janeiro (Lua de Sangue) e outra em 19 de fevereiro. O fenômeno ocorre quando a Lua atinge o perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra. Além disso, a Terra e a Lua se alinham, criando um eclipse lunar total.

De acordo com Eduardo Cypriano, professor do Departamento de Astronomia da USP, a Lua aparece maior e mais brilhante quando atinge o perigeu. "A superlua é quando ao mesmo tempo a Lua está cheia e no ponto mais próximo da Terra de sua órbita. O fenômeno estará visível a noite toda", explica Cypriano.

Como ver

De acordo com o astrônomo da Nasa, Mitzi Adams, para assistir a superlua basta procurá-la ao leste. A Lua ficará extremamente grande quando subir e se puser. Essa "ilusão da Lua" acontece quando o satélite está perto do horizonte e há objetos dentro da nossa linha de visão, como árvores ou edifícios.

Como esses objetos relativamente próximos estão na frente da Lua, nosso cérebro é levado a pensar que a Lua está muito mais próxima dos objetos que estão em nossa linha de visão. "Quando a lua se levantar, segure uma moeda no comprimento do braço para que a moeda cubra a lua. Repita isso ao longo da noite e você verá que o tamanho da Lua não muda", explica Adams.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoAstronomiaLua

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul