Restos da explosão da estrela Cygnus: imagem divulgada pela Nasa mostra a supernova no fim de sua vida (Nasa/Reprodução)
Maria Eduarda Cury
Publicado em 31 de agosto de 2020 às 17h05.
Última atualização em 31 de agosto de 2020 às 17h12.
A Nasa (a agência espacial americana) divulgou nesta segunda-feira uma imagem de uma supernova chamada Cygnus. Tirada por meio do telescópio espacial Hubble, a imagem mostra uma pequena parte da onda de explosão dos últimos momentos da estrela.
A supernova é resultado da explosão de uma estrela maciça. No caso da Cygnus, sua supernova original explodiu entre 10.000 e 20.000 anos atrás, e sua fase final de vida pode ser observada pelo Hubble neste momento.
A estrela está a cerca de 2.400 anos-luz de distância da Terra. Nomeada em referência para a constelação norte de Cygnus, que significa Cisne, a estrela ocupa um espaço 36 vezes maior do que a Lua, quando está cheia.
Appearing like a delicate veil draped across the sky, this @NASAHubble image reminds us of the power of imagination. What does it look like to you?
In reality, it's part of a supernova blast wave in the constellation Cygnus, ~2,400 light-years away: https://t.co/R81y1rR1tS pic.twitter.com/2eyktwoZEo— NASA (@NASA) August 30, 2020
A Cygnus tem uma massa 20 vezes maior do que a do Sol, e continua a se expandir cerca de 220 milhas por segundo. Na imagem acima, é possível ver o material gerado pela explosão e o material interestelar em interação, devido a onda de choque que é similar a um véu.