Brasil

Surto da bactéria E.coli não deve chegar ao Brasil

Infecção bacteriana presente em legumes na Europa já causou 14 mortes, mas não deve chegar ao território brasileiro sem a contaminação de alimentos

O consumo de legumes no Brasil é local, sem importação de comida na Europa (Arnaud Clerget/Wikimedia Commons)

O consumo de legumes no Brasil é local, sem importação de comida na Europa (Arnaud Clerget/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2011 às 10h40.

São Paulo - No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha a contaminação na Europa pela bactéria Escherichia coli (E.coli) por meio da rede Infosan, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, até agora não há nada que indique a necessidade de adoção de medidas especiais no País. Na Europa, a bactéria, presente em alguns legumes, já causou 14 mortes.

A probabilidade de o surto causado pela E.coli chegar ao Brasil é pequena, tendo em vista que o consumo de alimentos frescos normalmente é local. É o que diz o infectologista Expedito Luna, da Universidade de São Paulo (USP). "Por enquanto, acho que é pouco provável".

Segundo Luna, também é reduzida a possibilidade de que alguém infectado pela bactéria na Europa traga a doença ao Brasil. "Pode acontecer de alguém doente chegar aqui, mas essa pessoa precisaria contaminar os alimentos". Ou seja, na prática, o doente teria de manusear um alimento que seria consumido por outra pessoa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnvisaDados de BrasilEuropaMedicinaSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas

João Campos mantém liderança em Recife com 76% das intenções de voto, aponta Datafolha