Ciência

Starship estará pronta para lançamento na próxima semana, diz Elon Musk

Contudo, Musk ainda não obteve a licença que permite tirar a espaçonave do chão. Quando autorizado, a missão não levará carga útil ou qualquer pessoa a bordo. A missão é testar os foguetes e capacidade de efetuar um pouso controlado

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 11 de abril de 2023 às 17h54.

Última atualização em 14 de abril de 2023 às 20h16.

O Starship, maior e mais poderoso foguete já criado está quase pronto para decolar, disse Elon Musk, no Twitter. Com 120 metros de altura e com capacidade para transportar até 100 pessoas em uma única viagem, a espaçonave da SpaceX é crucial para dar cabo aos planos de viagens espaciais comerciais até a Lua e Marte.

Contudo, ainda que fique pronto no prazo estipulado pelo bilionário, a empresa de foguetes ainda não tem autorização regulatória para lançar o Starship.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) precisa emitir uma licença dando sinal verde para este lançamento. Nos últimos meses, a SpaceX trabalha em conjunto com a agência governamental para fornecer os dados sobre a expectativa de desempenho da Starship e de seus potenciais impactos na área ao redor do local de lançamento.

Starship, nave da SpaceX: foguete que deverá levar os primeiros humanos à Lua (SpaceX/Reprodução)

Testes explosivos

Musk e FAA costumam não concordar sobre tudo. O também dono do Twitter e Tesla, inclusive, já demonstrou irritação pela demora na aprovação de voos anteriores.

Do lado da FAA, a agência já abriu processos para investigar testes anteriores da Starship. Em dezembro de 2020, por exemplo, a SpaceX lançou o protótipo batizado de SN08, mas acabou violando alguns termos da licença. O teste terminou com a explosão do veículo durante o pouso.

Já a decolagem do protótipo seguinte, a SN09, em fevereiro de 2021, também terminou em explosão, com a FAA conduzindo uma investigação oficial sobre os riscos desses testes.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskFoguetesMarteLuaSpaceX

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul