Ciência

SpaceX: Pedaços de foguete caem do céu e confundem internautas; veja vídeo

O que parecia uma chuva de meteoros, na verdade eram detritos espaciais de um foguete da empresa de Elon Musk; usuários registram queda

SpaceX: detritos espaciais fazem parte da missão Starlink, que quer colocar satélites no espaço para uma internet ultra-rápida (Joe Skipper/Reuters)

SpaceX: detritos espaciais fazem parte da missão Starlink, que quer colocar satélites no espaço para uma internet ultra-rápida (Joe Skipper/Reuters)

LP

Laura Pancini

Publicado em 26 de março de 2021 às 09h52.

Chuva de meteoros? Não, de SpaceX! Moradores de algumas cidades nos Estados Unidos avistaram uma surpresa no céu nesta quinta-feira (25). O que parecia uma chuva de meteoros, na verdade eram detritos espaciais de um foguete da empresa de Elon Musk queimando enquanto caia de volta à Terra.

O foguete SpaceX Falcon 9 deu um efeito de luzes brilhantes no céu e moradores de cidades como Seattle e Portland começaram a publicar vídeos nas redes sociais.

Posteriormente, o Serviço Meteorológico Nacional de Seattle publicou em seu Twitter que os objetos eram destroços do foguete da SpaceX que "não teve uma queima de órbita", que é quando um foguete vira a cauda primeiro e dispara seus motores para reentrar de forma segura na atmosfera da Terra.

O Falcon 9 foi lançado no dia 4 de março, o que significa que seus destroços estavam reentrando na atmosfera após 22 dias em órbita. Ele foi o sexto lançamento da SpaceX em 2021 e fez parte da 20ª missão Starlink, com o objetivo de colocar 60 satélites em órbita para transmitir internet ultra-rápida diretamente do espaço. Atualmente, existem cerca de 1.300 satélites Starlink em órbita e a empresa quer lançar até 42.000.

Jonathan McDowell, astrônomo da Universidade de Harvard, postou em sua conta: "É improvável que os destroços que caiam sejam grandes, eles provavelmente cairiam nas Montanhas Rochosas, perto da fronteira canadense". Ele ainda comentou que este é o 14º pedaço de lixo espacial pesando mais de uma tonelada que voltou à Terra desde 1º de janeiro.

Veja vídeos:

https://twitter.com/vincelavecchia/status/1375297806307532800

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEstados Unidos (EUA)FoguetesSpaceX

Mais de Ciência

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo

Plano espacial da China pretende trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vênus