Ciência

SpaceX de Musk obtém aprovação dos EUA para lançar foguete Starship

Voo de teste deve acontecer no dia 17 de abril

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 14 de abril de 2023 às 20h20.

A SpaceX de Elon Musk recebeu nesta sexta-feira, 14, a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para lançar seu foguete Starship, um marco importante na missão da empresa de enviar humanos à lua e, eventualmente, a Marte. 

A SpaceX disse que planeja lançar sua Starship não tripulada às 7h, horário local, no Texas, em 17 de abril, de acordo com a orientação anterior da empresa, mesmo antes de obter a aprovação da FAA. Ele terá uma janela de lançamento de 150 minutos, disse a empresa em um comunicado.

“Depois de um processo abrangente de avaliação de licença, a FAA determinou que a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, meio ambiente, política, carga útil, integração do espaço aéreo e responsabilidade financeira”, disse a agência em comunicado por e-mail, acrescentando que a licença é válida por cinco anos.

Starship, nave da SpaceX: foguete que deverá levar os primeiros humanos à Lua (SpaceX/Reprodução)

Testes explosivos

Musk e FAA costumam não concordar sobre tudo. O também dono do Twitter e Tesla, inclusive, já demonstrou irritação pela demora na aprovação de voos anteriores.

Do lado da FAA, a agência já abriu processos para investigar testes anteriores da Starship. Em dezembro de 2020, por exemplo, a SpaceX lançou o protótipo batizado de SN08, mas acabou violando alguns termos da licença. O teste terminou com a explosão do veículo durante o pouso.

Já a decolagem do protótipo seguinte, a SN09, em fevereiro de 2021, também terminou em explosão, com a FAA conduzindo uma investigação oficial sobre os riscos desses testes.

Acompanhe tudo sobre:SpaceXEspaço

Mais de Ciência

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda