Ciência

SpaceX adia lançamento do satélite TESS da Nasa para quarta-feira

Empresa diz que trabalha na análise adicional de orientação, navegação e sistemas de controle do satélite, avaliado em US$ 337 milhões

NASA: TESS observará 85% do céu para encontrar planetas fora do nosso sistema solar (©AFP/Nasa/Arquivo/Divulgação)

NASA: TESS observará 85% do céu para encontrar planetas fora do nosso sistema solar (©AFP/Nasa/Arquivo/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 16 de abril de 2018 às 21h10.

A empresa americana SpaceX decidiu adiar até a próxima quarta-feira o lançamento do satélite TESS da Nasa, previsto para esta segunda-feira, que analisará durante os próximos dois anos cerca de 20.000 exoplanetas.

"Nós nos retiramos hoje para realizar análise adicional de orientação, navegação e sistemas de controle, e as equipes estão trabalhando para o lançamento do TESS na quarta-feira, 18 de abril", afirmou a SpaceX em comunicado.

O lançamento do foguete Falcon 9, no qual viajará o satélite, estava programado para 18h32 (horário local, 19h32 de Brasília) de hoje da base de Cabo Cañaveral, na Flórida, segundo a agenda da Nasa.

A agência espacial americana, por sua parte, quis deixar claro que o satélite se encontra "em excelente estado" e que permanece "pronto" para seu lançamento em dois dias.

O satélite, que foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e que está avaliado em US$ 337 milhões, observará 85% do céu para encontrar planetas fora do nosso sistema solar e, mais adiante, determinar se há condições necessárias para que abriguem vida.

O TESS, que buscará exoplanetas orbitando estrelas situadas a menos de 300 anos luz da Terra, se baseará nos dados já recompilados pelo telescópio espacial Kepler, que esteve em órbita durante nove anos e confirmou a existência de mais de 2.600 exoplanetas.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoNasaExoplanetasSatélites

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul