Brasil

São Paulo registra pior chuva dos últimos cinco meses

A tempestade, a mais volumosa deste verão, registrou 22,5% do volume esperado para todo o mês


	Chuvas: a previsão é de que uma frente fria sobre o oceano, no litoral da Região Sudeste, contribua para a formação de áreas de instabilidade
 (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

Chuvas: a previsão é de que uma frente fria sobre o oceano, no litoral da Região Sudeste, contribua para a formação de áreas de instabilidade (Paulo Pinto/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 11h16.

A chuva desta segunda-feira (15) foi a maior na capital paulista desde 8 de setembro do ano passado, com volume de água acumulado em 48,6 milímetros (mm).

A tempestade, a mais volumosa deste verão, registrou 22,5% do volume esperado para todo o mês, de acordo com a média histórica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Meteorologistas do CGE explicam que um sistema frontal do oceano contribuiu para as áreas de instabilidade que, unidas ao calor e à disponibilidade de umidade na atmosfera, causaram rajadas de vento e descargas elétricas.

Os maiores índices pluviométricos foram observados nos bairros São Mateus (85 mm), Aricanduva (83 mm), Butantã (72 mm), Vila Mariana (67,2 mm) e Jabaquara (66 mm).

Para hoje (16), a previsão é de que uma frente fria sobre o oceano, no litoral da Região Sudeste, contribua para a formação de áreas de instabilidade, que deixam o tempo instável na grande São Paulo.

As chuvas mais significativas são esperadas no período da tarde e início da noite de hoje, com potencial para alagamentos, rajadas de vento e para deslizamentos de terra, em áreas de risco. O tempo continua instável amanhã (17).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisChuvasSão Paulo capitalMeteorologia

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado