Ciência

Sabe o astronauta que cresceu 9 cm no espaço? Era tudo mentira

Japonês Norishige Kanai pediu desculpas, por afirmar que tinha crescido 9 centímetros durante as 3 semanas que passou na Estação Espacial Internacional

Norishige Kanai, astronauta japonês (Twitter/Reprodução)

Norishige Kanai, astronauta japonês (Twitter/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 07h30.

Última atualização em 10 de janeiro de 2018 às 10h21.

Tóquio - O astronauta japonês Norishige Kanai pediu desculpas, nesta quarta-feira, por afirmar que tinha crescido 9 centímetros durante as três semanas que passou na Estação Espacial Internacional (EEI) e corrigiu o número para 2 centímetros.

"Sinto muito ter criado esta notícia falsa", publicou Kanai, em seu perfil do Twitter, a mesma rede social onde ele ontem anunciou que tinha crescido 9 centímetros, devido à imponderabilidade e expressou sua preocupação pelas consequências disso.

Kanai, de 41 anos, explicou ontem, pelo Twitter, que tinha feito seu exame médico e obteve um resultado extraordinário nos seus parâmetros físicos no que se refere ao crescimento, um fato ganhou os meios de comunicação do mundo todo.

No entanto, o astronauta escreveu hoje que seu comandante russo na EEI, Anton Shkaplerov, disse a ele que este número era muito elevado e decidiu volta a medi-lo, comprovando que na realidade o japonês só tinha crescido 2 centímetros.

"Meu quadril e costas não doem, então eu acho que não cresci 9 centímetros. Meu capitão já sabia, pois é veterano nisto", continuou Kanai, na rede social.

O astronauta também expressou sua tranquilidade por saber que não terá problemas de espaço para retornar à Terra a bordo da nave russa Soyuz, a mesma com a qual chegou à EEI no dia 19 de dezembro do ano passado.

Kanai, engenheiro a bordo em sua primeira missão espacial, chegou à EEI junto ao russo Anton Shkaplerov e o americano Scott Tingle.

Os três astronautas, que permanecerão no espaço cerca de meio ano, se somaram ao russo Alexandr Misurkin e os americanos Mark Vande Hei e Joseph Acaba, que estão na EEI desde setembro.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoAstronautas

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul