Ciência

Rússia perde controle de seu único telescópio espacial

O telescópio não conseguiu reconhecer as instruções desde o centro de controle, mas segue enviando dados científicos à Terra

Telescópio: as autoridades russas estão tentando recuperar o controle do telescópio perdido na quinta-feira (Agência russa/Divulgação)

Telescópio: as autoridades russas estão tentando recuperar o controle do telescópio perdido na quinta-feira (Agência russa/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 10h04.

Moscou — A Rússia perdeu o controle sobre seu único telescópio espacial, o Spektr-R, devido a uma falha nos sistemas de comunicação, informou neste sábado o diretor do Centro Aeroespacial do Instituto Físico da Academia de Ciências, Nikolai Kardashev.

O telescópio não conseguiu reconhecer as instruções desde o centro de controle, mas segue enviando dados científicos à Terra, explicou a agência russa "Ria Novosti".

As autoridades russas estão tentando recuperar o controle do telescópio perdido na quinta-feira, segundo a Agência "Interfax".

"Há tentativas para solucionar o problema. Há vários sistemas de comunicação. Alguns operam e outros não. Este tipo de erro já ocorreu anteriormente. Tudo poderia funcionar de novo. Isso esperamos", afirmou Kardashev.

No entanto, várias tentativas para recuperar o controle do aparelho fracassaram até agora.

Uma fonte da indústria espacial disse à agência russa que o problema pode se dever a um erro no último sistema de comunicação de reserva do telescópio.

A mesma fonte explicou que há mais de um ano o veículo espacial opera com o único sistema de reserva que restava após uma falha do principal.

A vida útil do Spektr-R expirou em 2016, mas a Rússia prolongou seu uso até 31 de dezembro de 2019.

Acompanhe tudo sobre:RússiaAstronomiaTelescópios

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos