Ciência

Rússia inaugura estação de satélite concorrente do GPS

A estação receberá sinais de satélite que ajudarão em épocas de desastres, apoiarão a navegação e auxiliarão na luta de Manágua contra narcotraficantes

GPS: o GLONASS é o segundo maior sistema de navegação por satélite, depois do Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano (ESA/Divulgação)

GPS: o GLONASS é o segundo maior sistema de navegação por satélite, depois do Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano (ESA/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 7 de abril de 2017 às 21h53.

A Rússia inaugurou uma nova estação de satélites na Nicarágua que operará seu sistema de navegação global GLONASS, projetado para concorrer com o GPS americano, segundo autoridades.

Igor Komarov, chefe da agência espacial russa Roscosmos, saudou na quinta-feira o momento de abrir "uma nova página nesta história", informou o site de notícias estatal da Nicarágua 19 de Julio.

A estação construída na cidade de Nejapa, no sul da Nicarágua, sob um acordo de 2015, receberá sinais de satélite de "alta precisão" que ajudarão em épocas de desastres, apoiarão a navegação de barcos e navios no país e auxiliarão na luta de Manágua contra narcotraficantes.

Trata-se da primeira estação do GLONASS na América Central, acrescentou.

A Nicarágua, presidida pelo ex-guerrilheiro marxista Daniel Ortega, é crítica à política americana, mas mantém relações comerciais com o país, e tem bons laços políticos com a Rússia, China, Irã e Venezuela.

O GLONASS é o segundo maior sistema de navegação por satélite, depois do Sistema de Posicionamento Global (GPS) americano. Ambos têm múltiplos usos civis e militares.

O filho de Ortega e assessor presidencial Laureano Ortega participou da cerimônia na quinta-feira, e disse que a estação do GLONASS é "um projeto estratégico" entre a Nicarágua e a Rússia.

Acompanhe tudo sobre:RússiaGPSSatélitesNicarágua

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos