Ciência

Rússia construirá sua própria estação espacial

O anúncio foi feito depois de declarações contraditórias das autoridades russas sobre seus planos para o setor espacial

Rússia: a exploração da ISS é um dos poucos âmbitos de cooperação entre Rússia e Estados Unidos (Stocktrek Images/Getty Images)

Rússia: a exploração da ISS é um dos poucos âmbitos de cooperação entre Rússia e Estados Unidos (Stocktrek Images/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 20 de abril de 2021 às 10h01.

Última atualização em 20 de abril de 2021 às 11h27.

A Rússia anunciou nesta terça-feira a intenção de construir o primeiro módulo de sua própria estação espacial até 2025, depois que o governo deu a entender que poderia abandonar a Estação Espacial Internacional (ISS).

  • Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

"O primeiro módulo básico para a nova estação orbital russa já está em construção", anunciou no aplicativo Telegram o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitri Rogozin. "O objetivo é que esteja preparado para ser lançado em órbita em 2025", explicou.

O anúncio foi feito depois de declarações contraditórias das autoridades russas sobre seus planos para o setor espacial.

O vice-primeiro-ministro, Yuri Borisov, sugeriu no domingo que Moscou abandonaria a ISS em 2025 para concentrar-se na construção de sua própria estação.

A Roscosmos atenuou o discurso e afirmou à AFP que a decisão será tomada depois de 2024 "com base no estado técnico" da estação.

Moscou alega que a ISS deixa a desejar, com módulos que "estão quase no fim de sua vida".
No início de abril, o diretor de voo do segmento russo da ISS, Vladimir Soloviev, calculou que a vida útil do laboratório orbital poderia ser prolongada até 2030, mas que esperava uma "avalanche de falhas" a partir de 2025.

Borisov destacou na segunda-feira que o envelhecimento da Estação Espacial Internacional permite prever uma "catástrofe".

"Não podemos colocar em perigo as vidas dos cosmonautas", destacou. Na opinião de Borisov, a futura estação espacial russa poderia ser colocada em uma órbita mais elevada que a ISS e servir de "ponto de transferência intermediário para voos com destino à Lua".

A exploração da ISS é um dos poucos âmbitos de cooperação entre Rússia e Estados Unidos, que passa por um período de grande tensão desde 2014.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesFoguetesRússia

Mais de Ciência

Medicamento parecido com Ozempic reduz sintomas de abstinência de cocaína, revela estudo

Arqueólogos descobrem primeira tumba de faraó em mais 100 anos

Brasil avança no uso de germoplasma e fortalece melhoramento genético

Este é o cão com a mordida mais forte do mundo – e não é o pitbull