Coronavírus: os efeitos prolongados da covid-19 na saúde reprodutiva masculina ainda precisam de mais estudos (Getty Images/Getty Images)
Lucas Agrela
Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 11h00.
Última atualização em 4 de fevereiro de 2021 às 11h01.
A infecção pelo novo coronavírus pode causar inflamação e destruição parcial dos testículos. É o que indica um novo estudo de revisão de dezenas de pesquisas científicas, que foi publicado no periódico Reproduction nesta semana.
A inflamação dos testículos é causada por um recurso do sistema imunológico que afeta tanto as células infectadas pelo coronavírus quanto células saudáveis. Ele é chamado de “tempestade de citocinas”.
A comunidade científica global ainda não chegou a um consenso sobre a redução da fertilidade masculina em razão da covid-19, apesar de alguns estudos apontarem a possibilidade da relação entre o contágio e a queda de fertilidade (mesmo nesse cenário, não se sabe trata-se de algo permanente).
Segundo os autores do estudo, a inflamação grave nos testículos pode causar orquite, uma infeção nos testículos que também pode acontecer em pessoas que tiveram caxumba. Apesar disso, os pesquisadores escrevem que parece ser improvável que a covid-19 possa ser transmitida sexualmente, como estudos prévios já apontaram.
O estudo de revisão foi financiado pelo Programa nacional de pesquisa e desenvolvimento da China e pela Função Nacional de Ciências Naturais da China. Os autores declararam não haver conflito de interesses na realização do trabalho.
Os efeitos prolongados da covid-19 na saúde reprodutiva masculina ainda precisam de mais estudos e os pesquisadores clamam mais acompanhamento de pacientes que foram infectados pelo novo coronavírus para entender se o vírus pode causar problemas que atravessam gerações.