Casual

Quer emagrecer? Pode beber suco de laranja

Vilão de muitas dietas, o suco 100% natural pode ser forte aliado para perda de peso e ganhos nutricionais significativos

Suco de laranja: bebida não tem impacto negativo na perda de peso (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

Suco de laranja: bebida não tem impacto negativo na perda de peso (Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 24 de julho de 2017 às 10h38.

Última atualização em 24 de julho de 2017 às 10h52.

São Paulo – O suco de laranja nem sempre é visto com bons olhos em dietas que têm como foco principal a perda de peso, mas uma pesquisa brasileira publicada recentemente na Nutrition, uma das principais revistas científicas de nutrição da Europa, provou o contrário: além de não ser vilã no emagrecimento, a bebida pode ser forte aliada por oferecer ganhos nutricionais importantes.

Publicado em junho deste ano, o estudo foi coordenado pela pesquisadora Thais Cesar, da Escola de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e realizado entre os meses de agosto e outubro de 2015.

Thais tem estudos publicados sobre o assunto desde a década de 1990 e realizou essa recente pesquisa para mostrar que não é preciso "demonizar" os sucos de frutas nas dietas.

"Nem todo mundo come frutas no dia a dia, então, o suco é uma forma delas absorvem os nutrientes", afirmou Thais a EXAME.com

Durante 12 semanas, cerca de 80 pessoas obesas (com IMC acima de 30) foram divididas em dois grupos e submetidas a seguir uma dieta de 2.000 calorias, 500 a menos do que a que seguiam. Em um dos grupos, no entanto, foram adicionadas duas porções diárias de 250 ml de suco de laranja, com cerca de 110 kcal cada.

De acordo com o levantamento, as pessoas que consumiram o suco de laranja diariamente perderam peso de maneira significativa (6 kgs, em média), assim como as que não tomaram, mas elas também apresentaram melhorias metabólicas mais acentuadas, como a redução do colesterol.

“As pessoas que tiveram o suco introduzido como parte do cardápio da dieta também melhoraram o que chamamos de sensibilidade de insulina, ou seja, ficaram menos propensos a desenvolver diabetes, doença muito comum em obesos", afirmou Thais.

Outros resultados significativos da pesquisa comprovaram a redução dos níveis de glicose, insulina, triglicerídeos, colesterol total, LDL e até mesmo das enzimas hepáticas, reduzindo assim a gordura no fígado.

Fonte de vitamina C, a ingestão do suco de laranja também aumentou os níveis de folato e de flavonoides cítricos no organismo das pessoas, tais suplementos possuem ação anti-inflamatória e antioxidante no sangue.

No longo prazo, o suco de laranja também apresentou como um fator chave para a preservação da massa magra, ao mesmo tempo em que não prejudicou o emagrecimento.

Para obter os efeitos positivos vistos no estudo na sua dieta, Thais destaca que o suco de laranja deve ser integral–mesmo que seja industrializado– não feito a partir do néctar. "Isso (com néctar) é uma bebida, não é um suco", disse Thais.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarDietasPesquisas científicasSaúde

Mais de Casual

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking

Guia de Estilo: em parceria com a Riachuelo, edição traz uma série de jeans inovadores

Chef do Copacabana Palace é o primeiro da América Latina a entrar na seleta Dom Pérignon Society

O prédio mais caro de São Paulo e com a assinatura de Alex Allard será erguido na Oscar Freire