Ciência

Quando começa a 'Lua Negra' em agosto? Conheça o mistério por trás do raro fenômeno

Descoberto recentemente, fenômeno não é reconhecido pela comunidade científica e não possui validação oficial na astronomia

Lua Negra: fenômeno acontece em agosto de 2025 (	George Pachantouris/Getty Images)

Lua Negra: fenômeno acontece em agosto de 2025 ( George Pachantouris/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 5 de agosto de 2025 às 18h52.

Última atualização em 5 de agosto de 2025 às 18h58.

Tudo sobreLua
Saiba mais

Entre os diversos eventos astronômicos previstos para agosto, o penúltimo sábado do mês, 23, será marcado por um fenômeno raro: a chamada "Lua Negra". Este será o único evento do tipo em 2025.

O termo "Lua Negra", embora seja recente, não é reconhecido pela comunidade científica e não possui validação oficial na astronomia. Mas, afinal, o que significa esse fenômeno?

Existem diferentes definições para a "Lua Negra", e as principais são:

  • A segunda Lua nova no mesmo mês, um evento que ocorre a cada 29 meses;
  • A ausência da Lua nova em fevereiro, que acontece a cada 19 anos (quando ocorrem duas Luas novas em janeiro e março);
  • A terceira Lua nova em uma estação que normalmente tem apenas três, algo que ocorre a cada 33 meses, em média.

Neste caso, o fenômeno de 2025 se encaixa na terceira definição. Embora a maioria das estações tenha apenas três Luas novas, a cada 33 meses, uma estação pode ter quatro Luas novas. Este será o caso do inverno de 2025 no hemisfério sul e do verão no hemisfério norte.

As duas primeiras Luas novas desta estação ocorreram nos dias 25 de junho e 24 de julho. A quarta Lua nova, que se dará no dia 21 de setembro, é um pouco controversa, pois ocorre um dia antes do início da primavera. Mesmo assim, ela ainda é considerada a quarta Lua nova do inverno, já que a estação começa oficialmente no dia 22.

Durante este fenômeno, a Lua estará posicionada de modo que sua face iluminada ficará voltada para o Sol, enquanto o lado escuro estará voltado para a Terra, o que impede sua visualização – e é daí que vem o nome "Lua Negra".

"Lua Negra" traz oportunidade para observar meteoros

Embora não seja possível ver a Lua durante o fenômeno, ele proporciona uma excelente oportunidade para admirar o céu noturno, caso as condições climáticas permitam. Com a ausência da luz intensa da Lua, torna-se mais fácil observar estrelas, planetas e outros corpos celestes – até mesmo a Estação Espacial Internacional (ISS).

Além disso, com um pouco de sorte, será possível ainda observar os últimos vestígios da chuva de meteoros Perseidas, que ocorre entre 17 de julho e 24 de agosto. O pico desse evento será na terça-feira, 12, quando é possível ver até 100 meteoros por hora. Mas, como a Lua estará 90% iluminada durante a noite do pico, muitos meteoros poderão ser ofuscados.

Como observar os meteoros?

Para facilitar a observação, aplicativos de astronomia como Starwalk, Sky Safari ou Stellarium podem ajudar a localizar estrelas, planetas e até a constelação de Perseus, radiante da chuva de meteoros Perseidas.

Acompanhe tudo sobre:LuaCuriosidadesAstronomiaMeteoritosChuva de meteoros

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos