Ciência

Qual é a origem da Lua? Agência espacial do Japão diz ter pistas

Missão lunar, que pousou em janeiro, é a primeira do Japão

Espaço: missão lunar é a primeira do Japão. (Matt Aust | star-trails.de/Getty Images)

Espaço: missão lunar é a primeira do Japão. (Matt Aust | star-trails.de/Getty Images)

Publicado em 23 de fevereiro de 2024 às 08h28.

Uma espaçonave não tripulada capturou e transmitiu dados analisando 10 rochas lunares, o que poderia ajudar a fornecer pistas sobre a origem da Lua, disse um oficial da agência espacial do Japão na última quarta-feira, 21.

Por quatro dias, o Smart Lander for Investigating Moon, ou SLIM — que pousou na lua no mês passado — usou sua câmera espectral multibanda para estudar a composição das rochas e trabalhou na análise das rochas lunares, disse o gerente do projeto da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, Shinichiro Sakai.

A missão lunar é a primeira do Japão. A espaçonave fez um pouso histórico de precisão em 20 de janeiro, embora tenha aterrissado de cabeça para baixo, com seus painéis solares inicialmente incapazes de ver o sol e tenha sido desligada após uma breve comunicação com a Terra. Mas no oitavo dia, começou a funcionar, permitindo que estabelecesse com sucesso a comunicação com o centro de comando da JAXA na Terra.

Um foto em preto e branco transmitida logo após o SLIM ser reativado mostrava a superfície lunar acidentada, incluindo seis rochas. A espaçonave eventualmente obteve dados de 10 rochas no total, todas as quais receberam nomes de raças de cachorros, como "Akitainu", "Beagle" e "Shibainu".

"Estamos esperando que a análise das rochas nos leve à origem da lua", disse Sakai. Comparando as composições minerais das rochas lunares e as da Terra, é possível descobrir se as rochas têm elementos comuns, disse ele. Segundo a hipótese do "Big Bang", acredita-se que a lua tenha se formado como resultado da colisão da Terra com outro planeta, e uma massa menor se desprendeu deles.

A equipe da JAXA esperava que o SLIM estudasse e analisasse apenas uma rocha, então ter dados sobre 10 rochas foi motivo de comemoração, impulsionando a equipe a buscar o estudo das origens da lua.

O SLIM está atualmente "hibernando" em outra noite lunar que durará até o final de fevereiro. 

O pouso fez do Japão o quinto país do mundo a chegar à lua, depois dos Estados Unidos, da antiga União Soviética, da China e da Índia.

Acompanhe tudo sobre:LuaEspaçoJapão

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos