Ciência

Próxima ferramenta para buscar vida fora da Terra? Inteligência artificial

Cientistas britânicos usam inteligência artificial e redes neurais para refinar as buscas por vida inteligência fora da Terra

Marte: planeta é uma das categorias que podem ser aplicadas a outros ambientes (ESO/M. Kornmesser/Reprodução)

Marte: planeta é uma das categorias que podem ser aplicadas a outros ambientes (ESO/M. Kornmesser/Reprodução)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 9 de abril de 2018 às 10h10.

Última atualização em 9 de abril de 2018 às 10h10.

São Paulo – Como melhorar a eficiência na busca por vida fora de nosso planeta? Um grupo de cientistas da Plymouth University, no Reino Unido, aposta no uso de inteligência artificial (IA) nesse trabalho.

A proposta deles é usar IA para chegar a listas mais refinadas para buscas e eventuais explorações espaciais. A técnica usada no trabalho do grupo envolveu redes neurais artificiais, ANN, na sigla em inglês.

O time, que faz parte do Centro para Robótica e Redes Neurais da universidade, treinou a inteligência artificial para separar planetas em cinco categorias. Para essa categorização, a IA usa uma estimativa de probabilidade de vida em cada planeta.

As categorias são: Terra atual, Terra primitiva, Marte, Vênus e Titan, a lua de Saturno. Vale notar que todos os cenários são de comparação a planetas rochosos com atmosfera.

Redes neurais como essa usada pelos pesquisadores são sistemas que replicam a forma como humanos aprendem. Esses sistemas são bons em encontrar padrões que seriam invisíveis e complexos demais para um cérebro biológico identificar.

Para esse trabalho, os cientistas tiveram de fornecer centenas de perfis de planetas para que a IA pudesse aprender.

“Dados os resultados até agora, esse método pode se provar extremamente útil para categorizar diferentes tipos de exoplanetas usando dados de observatórios próximos ou na própria Terra”, diz o Dr. Angelo Cangelosi, supervisor do projeto em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:MarteAstronomiaInteligência artificialVênus

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul