Ciência

Primeiro voo da SpaceX com astronautas será em junho de 2019

A longo prazo, a Nasa usará a SpaceX e a Boeing para levar os astronautas à ISS para missões regulares, que duram cerca de seis meses

IMAGEM DE ARQUIVO: "As datas de lançamento continuam incertas, e prevemos que elas poderão mudar à medida que nos aproximarmos dos lançamentos", disse o diretor de voos privados da Nasa (Richard Carson/Reuters)

IMAGEM DE ARQUIVO: "As datas de lançamento continuam incertas, e prevemos que elas poderão mudar à medida que nos aproximarmos dos lançamentos", disse o diretor de voos privados da Nasa (Richard Carson/Reuters)

A

AFP

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 14h54.

A agência espacial americana anunciou nesta quinta-feira (5) que espera o primeiro voo de um foguete SpaceX com dois astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) para junho de 2019, o que seria um marco.

Um voo tripulado em uma nave projetada pela Boeing deve segui-lo em agosto de 2019, segundo a Nasa.

O calendário sofreu muitos adiamentos, como acontece frequentemente no campo do espaço. A Nasa agora pretende informar mensalmente sobre esses prazos.

"No entanto, as datas de lançamento continuam incertas, e prevemos que elas poderão mudar à medida que nos aproximarmos dos lançamentos", disse Phil McAlister, diretor de voos privados da Nasa.

"Esses são novos dispositivos, e as equipes de engenharia ainda têm muito trabalho a fazer antes que os sistemas estejam prontos para voar", acrescentou.

Ambos os voos são considerados testes: os dois astronautas transportados por cada sistema passarão duas semanas a bordo da ISS e depois retornarão à Terra.

A longo prazo, a Nasa usará a SpaceX e a Boeing para levar os astronautas à ISS para missões regulares, que duram cerca de seis meses.

Antes desses dois testes tripulados, a SpaceX realizará um voo não tripulado em janeiro de 2019 e a Boeing, em março de 2019.

A SpaceX usará seu foguete Falcon 9, no topo do qual a cápsula Crew Dragon será anexada.

Atualmente, a empresa utiliza uma primeira versão da cápsula Dragon para transportar suprimentos para a estação espacial.

Quanto à Boeing, sua nave Starliner será lançada ao espaço pelo foguete Atlas V da United Launch Alliance, fabricante histórica de foguetes do governo dos Estados Unidos, que agora é uma joint venture entre a Lockheed Martin e a Boeing.

A partir de 2011, a Nasa foi forçada a enviar seus astronautas para a ISS em naves russas Soyuz.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesEstados Unidos (EUA)FoguetesNasaSpaceX

Mais de Ciência

Cápsula espacial russa de 500kg pode cair na Terra neste fim de semana. Existem riscos?

China inaugura era de exploração do espaço cislunar com constelação de satélites inédita

Nasa resolve mistério dos raios X em buracos negros com descoberta crucial

O Everest está crescendo (ainda mais) — e algo inusitado pode ser o culpado