Nobel: A premiação acontecerá em 10 de dezembro 'sob novos formatos' (AFP/AFP)
Estagiária de jornalismo
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 15h22.
Última atualização em 7 de outubro de 2025 às 08h21.
O Prêmio Nobel é uma das honrarias mais prestigiadas do mundo e reconhece pessoas e instituições que realizaram contribuições para o benefício da humanidade em diversas áreas do conhecimento.
Criado pelo empresário sueco Alfred Nobel em seu testamento de 1895, o prêmio foi concebido para homenagear aqueles que ajudaram a humanidade de alguma forma no ano anterior da premiação ou ao longo de suas vidas.
Alfred Nobel, conhecido por inventar a dinamite, deixou em seu testamento a determinação de destinar a maior parte de sua fortuna para a criação de prêmios em cinco categorias originais: Física, Química, Medicina ou Fisiologia, Literatura e Paz.
Posteriormente, em 1968, foi criado o Prêmio em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, concedido pelo Banco Central da Suécia. Embora não seja um Nobel oficial, é tratado como tal.
O calendário do Nobel segue um processo que começa com a convocação de comitês especializados - e estes solicitam inscrições a cientistas, acadêmicos e especialistas.
O prazo para envio das nomeações geralmente termina até o início do ano do prêmio. Após avaliações internas dos comitês, no mês de outubro ocorre o anúncio oficial dos laureados, que acontece em dias específicos para cada categoria, começando frequentemente com Medicina e terminando com Economia.
Os anúncios dos vencedores das categorias do Nobel devem acontecer até 13 de outubro deste ano.
A entrega dos prêmios está marcada para 10 de dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, e vai acontecer em Estocolmo, capital da Suécia.
Os laureados recebem uma medalha de ouro, o diploma do prêmio e uma quantidade em dinheiro, atualmente 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 1,2 milhão de dólares).
Alfred Nobel foi um químico, engenheiro, inventor e empresário sueco nascido em 21 de outubro de 1833, em Estocolmo. Ficou conhecido por ter inventado a dinamite em 1867.
A invenção, patenteada por Nobel, tornou-se muito utilizada em mineração, construção de ferrovias, túneis e outras obras de infraestrutura ao redor do mundo.
Alfred Nobel morreu em 10 de dezembro de 1896.