Ciência

Nobel de Física: cientistas simulam clima da Terra com modelos matemáticos

O japonês Syukuro Manabe e o alemão Klauss Hasselman compartilharam metade do prêmio; a outra metade do foi para o italiano Giorgio Parisi

 (Pontus Lundahl/TT/Reuters)

(Pontus Lundahl/TT/Reuters)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 5 de outubro de 2021 às 08h06.

O Prêmio Nobel de Física de 2021 foi concedido nesta terça-feira, 5, a três físicos que aprimoraram o entendimento de sistemas complexos.

O japonês Syukuro Manabe e o alemão Klauss Hasselman compartilharam metade do prêmio, no valor de 10 milhões de coroas suecas (US $ 1,15 milhão), por criarem modelos para simular o clima da Terra e prever com segurança o aquecimento global.

A outra metade do prêmio foi para o italiano Giorgio Parisi por descobrir "regras ocultas" por trás de movimentos e redemoinhos aparentemente aleatórios em gases ou líquidos.

Os trabalhos de Manabe, da Universidade de Princeton, e Hasselman, do Instituto Max Planck de Meteorologia da Alemanha, foi importante para entender o papel da variabilidade do clima e aumentar a confiabilidade de simulações que fazem previsões sobre o aquecimento global.

O trabalho de Parisi, da Universidade La Sapienza, de Roma, também teve aplicações importantes nas geociências, e foi particularmente importante para integrar a física de diferentes escalas, sendo aplicavel a pequenos conjuntos de átomos e também a sistemas planetários.

"Sistemas complexos são caracterizados por aleatoriedade e desordem e são difíceis de entender", disse a Academia Sueca de Ciências em um comunicado. "O prêmio deste ano reconhece novos métodos para descrevê-los e prever seu comportamento a longo prazo."

A Física é o segunda categoria do Nobel a receber esta semana, depois que os americanos David Julius e Ardem Patapoutian ganharam o prêmio de Medicina na segunda-feira pela descoberta de receptores na pele que sentem a temperatura e o toque.

Os prêmios Nobel foram criados pela vontade do inventor da dinamite e empresário sueco Alfred Nobel e foram concedidos desde 1901 com apenas um punhado de interrupções, principalmente devido às duas guerras mundiais.

Acompanhe tudo sobre:ClimaNobelPrêmio NobelFísicaMudanças climáticas

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul