Ciência

Por que centenas de pássaros caíram mortos no México?

Especialistas aguardam o laudo da necropsia para chegar à conclusão sobre a gravação, mas teorias já foram levantadas; veja vídeo completo

Aves: é comum que as graúnas migrem do norte do Canadá para o México durante o inverno, mas não há nenhuma explicação definitiva por trás das mortes por enquanto (Ken Jack-Corbis/Corbis/Getty Images)

Aves: é comum que as graúnas migrem do norte do Canadá para o México durante o inverno, mas não há nenhuma explicação definitiva por trás das mortes por enquanto (Ken Jack-Corbis/Corbis/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 12h20.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2022 às 12h41.

Nesta segunda-feira, 14, câmeras de segurança captaram o momento exato em que centenas de pássaros caíram mortos sobre casas e uma rua em Cauhtémoc, na cidade do México. Os animais são da espécie graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus xanthocephalus) e as imagens deixaram internautas e autoridades mexicanas perplexos.

No vídeo abaixo é possível ver o momento da queda, registrado através de uma câmera de segurança, e gravações das aves no chão da rua, publicadas nas redes sociais pelos moradores. A maioria dos pássaros continua voando em bando após a queda.

https://twitter.com/Reuters/status/1493059924007567360

O que aconteceu?

É comum que as graúnas migrem do norte do Canadá para o México durante o inverno, mas não há nenhuma explicação definitiva por trás das mortes por enquanto.

Segundo a mídia local, especialistas da região acreditam que alguma fumaça tóxica pode ter sido inalada pelas aves ou que elas podem ter sido eletrocutadas por cabos elétricos. Porém, também é provável que um predador possa ter tentado atacar o bando de graúnas.

“A partir de um vídeo e sem toxicologia, eu diria que a causa mais provável é que o bando voava em grupo para evitar uma ave predatória e acabou caindo no chão”, disse Alexander Lees, professor da Universidade Metropolitana de Manchester, ao Guardian.

Teorias sobre o efeito da poluição do ar, temperaturas baixas ou o uso de agrotóxicos também foram cogitadas, mas a causa da morte permanece incerta. O laudo da necropsia ainda não foi divulgado e as autoridades estão aguardando o documento para entender o que aconteceu com as aves.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisMéxicoVídeosVídeos de meio ambiente

Mais de Ciência

Medicamento parecido com Ozempic reduz sintomas de abstinência de cocaína, revela estudo

Arqueólogos descobrem primeira tumba de faraó em mais 100 anos

Brasil avança no uso de germoplasma e fortalece melhoramento genético

Este é o cão com a mordida mais forte do mundo – e não é o pitbull