Ciência

Poluição por carbono bateu recorde de 800 mil anos

Os níveis de dióxido de carbono atingiram o maior nível em pelo menos 800.000 anos devido à poluição causada por humanos e a um El Niño forte

China: poluição no mundo atingiu recorde de 800 mil anos (Kevin Frayer/Getty Images)

China: poluição no mundo atingiu recorde de 800 mil anos (Kevin Frayer/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 11h09.

Os níveis de dióxido de carbono atingiram o maior nível em pelo menos 800.000 anos devido à poluição causada por humanos e a um El Niño forte, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As concentrações de gases causadores do efeito de estufa aumentaram a uma velocidade recorde em 2016 e atingiram média de 403,3 partes por milhão, contra 400 partes por milhão um ano antes, anunciou a OMM em comunicado, nesta segunda-feira, alertando sobre “graves distúrbios ecológicos e econômicos”.

A OMM afirma que, na última vez em que a Terra teve uma concentração comparável de CO2, a temperatura do planeta era 2 graus a 3 graus Celsius mais elevada e os níveis do mar, 10 metros a 20 metros mais altos do que os de agora.

“Sem reduções rápidas no CO2 e em outras emissões de gases causadores do efeito estufa caminharemos para aumentos de temperatura perigosos até o fim do século”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, no comunicado.

O aumento recorde de 3,3 partes por milhão de CO2 se deve em parte a um forte El Niño em 2015 e 2016, que gerou secas em regiões tropicais e limitou a capacidade das florestas de absorver o gás, segundo a OMM. O CO2 provém também da queima de combustíveis fósseis para energia e do desmatamento para agricultura e construção.

As concentrações de CO2 foram inferiores a 280 partes por milhão nos últimos 800.000 anos e aumentaram desde a revolução industrial, segundo dados geológicos coletados por meio de amostras de gelo da Groenlândia e da Antártida. O relatório alimentará os debates da conferência anual sobre aquecimento global patrocinada pela Organização das Nações Unidas, em Bonn, em 6 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalCarbonoEfeito estufaMeio ambienteMudanças climáticasPoluição

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua