Ciência

Grupo processa governo da Indonésia por negligência com a poluição do ar

A capital do país frequenta a lista das dez cidades mais poluídas no mundo; tribunal decide a ação nesta quarta-feira

Aerial panorama of the Jakarta skyline with low rise residential district of Kemang contrasting with the business and financial district in the background in Indonesia capital city (Didier Marti/Getty Images)

Aerial panorama of the Jakarta skyline with low rise residential district of Kemang contrasting with the business and financial district in the background in Indonesia capital city (Didier Marti/Getty Images)

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Em Jacarta, na Indonésia, as máscaras são um item indispensável desde antes da pandemia. Por lá, é preciso usar o recurso para conseguir sobreviver respirando o ar densamente poluído da cidade, considerado o pior de toda a Ásia.

Mas fartos da condição que somente se agrava com o decorrer dos anos, em 2018, um grupo de 31 pessoas resolveu processar o presidente do país Joko Widodo, bem como o ministro da Saúde, do Meio Ambiente e o governador de Jacarta, Anies Baswedan.

E após quatro anos de imbróglio judicial, o movimento que tenta responsabilizar as autoridades pelo descontrole ambiental deve ter uma decisão do tribunal nesta quarta-feira, 7.

O governo negou que haja uma queda na qualidade do ar da metrópole. Mas, de acordo com o medidor de poluição da embaixada dos EUA, em junho de 2017 o índice que afere a qualidade do ar marcava a média 74. Já em junho de 2019, era o dobro, 148. Estes níveis de poluição aumentam a probabilidade de enfartes, desenvolver doenças respiratórias, entre outras, segundo um estudo da Greenpeace usado para dar corpo ao processo.

É preciso considerar que Jacarta engatinha nas tecnologias renováveis. A geração de energia e a industrialização da região ainda se parece muito com o que era visto em outras grandes capitais do século XX. Existem usinas de carvão para eletricidade e diesel para carros dentro do perímetro urbano.

Mesmo assim, o resultado de hoje é uma incógnita. Principalmente porque esse processo não tem precedentes na Indonésia, ainda que ao redor do globo, processar o governo seja uma prática comum. Em 2019, o governo sul-africano foi processado por poluição do ar. No Reino Unido, Downing Street foi processada três vezes pelo descuido com ar. Na Índia, uma criança de 9 anos entrou com uma ação do tipo em 2017.

A maioria desses casos terminou com notificação, nada mais. Quando se trata de poluição, todas as nações penam para encontrar quem são os responsáveis.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeIndonésiaPoluição

Mais de Ciência

Há quase 50 anos no espaço e a 15 bilhões de milhas da Terra, Voyager 1 enfrenta desafios

Projeção aponta aumento significativo de mortes por resistência a antibióticos até 2050

Novo vírus transmitido por carrapato atinge cérebro, diz revista científica

Por que a teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros pode estar errada