Ciência

Pesquisadores superam velocidade da luz e desafiam teoria de Einstein

A demonstração da velocidade supraluminal pode ajudar pesquisadores a melhorar tecnologias avançadas, como fusão nuclear ou aceleradores de partículas

Velocidade da luz: em experimento com laser em plasma, pesquisadores registraram velocidade supraluminal (Lucasfilm/Disney/Reprodução)

Velocidade da luz: em experimento com laser em plasma, pesquisadores registraram velocidade supraluminal (Lucasfilm/Disney/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2021 às 13h48.

Última atualização em 21 de junho de 2021 às 13h58.

Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, local conhecido por projetar ogivas nucleares nos Estados Unidos, conseguiram superar a velocidade da luz utilizando laser através de plasma. Em 1905, o cientista alemão Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, de 299,792,458 metros por segundo, é constante e insuperável. Entretanto, no plasma, essa velocidade pode ser mais lenta ou mais rápida e, agora, os pesquisadores conseguiram demonstrar a possibilidade de superar a velocidade da luz, ao menos em laboratório e sem quebrar nenhuma lei da Física

O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy

O time de pesquisa liderado por Clément Goyon atingiu uma velocidade acima da velocidade da luz com ondas eletromagnéticas de um feixe de laser através de plasma (gás ionizado pelo calor - um estado da matéria mais conhecido popularmente pelo estado do fogo, embora ele também seja descrito como energia e não como matéria). 

Na demonstração, os pesquisadores criaram um plasma de hidrogênio-hélio ionizando um jato de gás com um feixe de laser polarizado. Após isso, eles apontaram o segundo feixe de laser para esse plasma, onde foi mensurada uma velocidade que superou a velocidade da luz.

Publicada no periódico científico Physical Review Letters, a descoberta pode ajudar na pesquisa de tecnologias avançadas para aceleradores de partículas, que ajudam a entender a origem do universo e realizar pesquisas sobre materiais, ou mesmo para geração de energia por fusão nuclear. A Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, claro, continua valendo. O que os pesquisadores conseguiram agora foi demonstrar uma brecha para atingir uma velocidade supraluminal em condições específicas.

O que dizem as últimas pesquisas científicas mais importantes? Descubra assinando a EXAME.

Acompanhe tudo sobre:Albert Einstein (cientista)FísicaPesquisas científicas

Mais de Ciência

Há quase 50 anos no espaço e a 15 bilhões de milhas da Terra, Voyager 1 enfrenta desafios

Projeção aponta aumento significativo de mortes por resistência a antibióticos até 2050

Novo vírus transmitido por carrapato atinge cérebro, diz revista científica

Por que a teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros pode estar errada