Ciência

Pescadores capturam tubarão “pré-histórico” com 300 dentes

Conhecido como tubarão-cobra, o raro animal foi encontrado por acaso em Portugal

Tubarão-cobra: este exemplar, empalhado, está em exposição num aquário em Paris (Citron / CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

Tubarão-cobra: este exemplar, empalhado, está em exposição num aquário em Paris (Citron / CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 10 de novembro de 2017 às 17h05.

São Paulo — Pesquisadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registraram a captura de um raro tubarão-cobra (também chamado de tubarão-enguia), uma espécie que existe há mais de 80 milhões de anos. Num comunicado sobre a captura, o IPMA o chama de “fóssil vivo”.

Esse tubarão, da espécie Chlamydoselachus anguineus, vive no oceano em grandes profundidades. Por isso, raramente é visto por algum humano. A dentição desse tubarão é peculiar. São mais de 300 dentes dispostos em 25 fileiras. Sua boca lembra a de uma cobra.

O exemplar capturado é um macho com 1,5 metro de comprimento. Foi pego numa rede de pesca a uma profundidade de cerca de 700 metros, ao sul de Portugal. A captura aconteceu em agosto mas só foi divulgada nesta semana. Neste vídeo da TV portuguesa, pesquisadores falam sobre o tubarão-cobra.

https://www.youtube.com/watch?v=u63qQ-6PUaw

Acompanhe tudo sobre:AnimaisPescaPortugal

Mais de Ciência

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo

Plano espacial da China pretende trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vênus