Brasil

Parceria de ministérios quer mais apoio à ciência e saúde

De acordo com a publicação, a ideia é estimular o intercâmbio tecnológico entre as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e os setores industriais


	Pesquisadora mexe com instrumento médico: a comissão será formada por três representantes de cada ministério e poderá contar com representantes de outros órgãos
 (©AFP/Getty Images/Illustration / Darren Hauck)

Pesquisadora mexe com instrumento médico: a comissão será formada por três representantes de cada ministério e poderá contar com representantes de outros órgãos (©AFP/Getty Images/Illustration / Darren Hauck)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 13h41.

Brasília – Portaria publicada hoje (4) no Diário Oficial da União institui parceria entre os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de desenvolver ações de financiamento à pesquisa no âmbito da saúde humana.

De acordo com a publicação, a ideia é estimular o intercâmbio tecnológico entre as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e os setores industriais, além de estimular a transferência de tecnologias das universidades e institutos de pesquisa para as indústrias brasileiras.

Segundo o texto, a parceria pretende apoiar a estruturação de centros de inovação de produtos, tecnologias e serviços estratégicos para a saúde criados por ambos os ministérios e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A portaria prevê a formação de uma Comissão Técnica Interministerial, que terá competências como elaborar plano de trabalho e cronograma que especifiquem as linhas e as diretrizes do trabalho, contribuir para o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde, e estimular a substituição de tecnologias e de produtos importados de interesse da saúde por correspondentes nacionais competitivos.

A comissão será formada por três representantes de cada ministério e poderá contar com representantes de outros órgãos federais, estaduais, distritais e municipais, além de entidades públicas ou organizações da sociedade civil. A participação será considerada função relevante, não remunerada.

Acompanhe tudo sobre:Ministério da SaúdeMinistério de Ciência e TecnologiaSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia