Casual

Ossada achada na Itália pode ser de modelo da Mona Lisa

Arqueólogos encontram esqueleto em convento onde foi enterrada Lisa Gherardini, que serviu de modelo para Leonardo da Vinci pintar sua obra-prima

Mona Lisa: os arqueólogos começaram os trabalhos de escavação em 2011 e encontraram um crânio de uma mulher (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Mona Lisa: os arqueólogos começaram os trabalhos de escavação em 2011 e encontraram um crânio de uma mulher (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 07h52.

Arqueólogos italianos estão perto de confirmar se descobriram os restos mortais da modelo mais famosa do mundo: Lisa Gherardini, que os pesquisadores acreditam ter posado para que Leonardo da Vinci pintasse, entre os anos de 1503 e 1519, sua obra-prima, a Mona Lisa.

A maior parte dos historiadores concorda que Lisa é, de fato, a Mona Lisa. Ela foi esposa de um rico mercador de seda, chamado Francesco del Giocondo (Mona Lisa também é conhecida como La Gioconda), que viveu na Itália no século XVI. Após a morte de Francesco, Lisa se tornou freira e morreu em um convento chamado Santa Úrsula, em Florença, na Itália, em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.

A equipe de arqueólogos liderada por Silvano Vinceti desenvolveu a seguinte hipótese: se for possível encontrar ossos humanos nas ruínas do convento, é provável que uma dessas ossadas seja a de Lisa. Registros e documentos antigos relatam que Lisa foi enterrada no local.

Os arqueólogos começaram os trabalhos de escavação em 2011 e encontraram um crânio de uma mulher. O achado confirmou a hipótese de que havia ossos humanos no convento italiano. Contudo, o grupo foi impedido de prosseguir por falta de fundos.

A cripta foi revelada abaixo de uma espessa camada de concreto, construída preventivamente caso o convento tivesse que ser transformado em base militar em tempos de guerra.

DNA - Os arqueólogos retomaram as escavações em junho, e nesta semana encontraram um esqueleto inteiro próximo ao local onde o crânio foi encontrado.

"Não sabemos se os ossos pertencem a mais de um esqueleto", disse Vinceti. "Contudo, isso confirma nossa hipótese que ainda há ossos humanos no convento de Santa Úrsula. Não podemos excluir o fato de que entre eles estão os restos mortais de Lisa Gherardini."

Agora, a equipe vai realizar testes de DNA para saber se o esqueleto pertence ao crânio encontrado em 2011. Se confirmada a paridade, os cientistas vão comparar o material genético com os restos mortais de dois filhos de Lisa, enterrados perto do convento. A análise validaria a teoria de que a ossada pertence à 'Mona Lisa' real. Se confirmada a identidade de Lisa Gherardini, os arqueólogos vão tentar reconstruir o rosto da modelo e compará-lo ao quadro que da Vinci pintou há 500 anos.


Saiba mais

"MONA LISA"

Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, é o mais famoso quadro do mestre italiano Leonardo da Vinci. Foi pintado no século XVI em Florença, na Itália. O quadro pertence ao governo francês e é exibido no Museu do Louvre, em Paris. Seu título é: Retrato de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo. O quadro é tão famoso que 80% das visitas ao Louvre têm por objetivo dar uma espiadinha na Gioconda.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisEuropaHistóriaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Casual

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo