Onde fica a sua consciência? Nova teoria mostra

Para pesquisador com mais de 100 artigos publicados, o mistério milenar está resolvido

Cérebro: pesquisador renomado tem teoria sobre localização da consciência humana (Trifonov_Evgeniy/Getty Images)

Lucas Agrela

Publicado em 24 de outubro de 2020 às 15h45.

A localização da consciência humana é um mistério milenar. Mas uma nova teoria científica indica onde ela está. Para o professor Johnjoe McFadden, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que a consciência esteja na energia eletromagnética gerada pelos impulsos elétricos que ocorrem entre os neurônios.  Cansaço? Estafa? Burnout? Faça da pandemia uma oportunidade de reset mental.

A hipótese científica de McFadden foi publicada no periódico Neuroscience of Consciousness. “Como a matéria cerebral se torna consciente e consegue pensar é um mistério que tem sido ponderado por filósofos, teólogos, místicos e pessoas comuns por milênios. Eu acredito que esse mistério foi agora resolvido, e que a consciência é a experiência dos nervos se conectando ao campo eletromagnético autogerado do cérebro para conduzir o que chamamos de 'livre arbítrio' e nossas ações voluntárias", afirmou McFadden em comunicado.

O pesquisador, que é PhD em bioquímica pela universidade britânica Imperial College, já colaborou na produção de mais de dez livros e tem mais de 100 trabalhos científicos publicados sobre temas como tuberculose, doenças idiopáticas, genética bacteriana e modelagem computacional da evolução.

Para comprovar a tese, entretanto, são necessárias fortes evidências que podem ser obtidas em novas pesquisas com o uso de do mapeamento da atividade cerebral chamado magnetoencefalografia e de exames de eletroencefalograma, que avalia a atividade elétrica do cérebro.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesInglaterraMedicinaPesquisas científicasQuímica (ciência)Saúde