Ciência

OMS pré-qualifica primeiro autoteste para hepatite C

Pré-qualificação garante que mais pessoas sejam tratadas

Teste de hepatite C é realizado em um hospital (Francois Nascimbeni/AFP)

Teste de hepatite C é realizado em um hospital (Francois Nascimbeni/AFP)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 10 de julho de 2024 às 11h55.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pré-qualificou o primeiro autoteste para hepatite C. O produto, chamado autoteste OraQuick HCV, fabricado pelo OraSure Technologies, é uma extensão de um teste rápido para hepatite C inicialmente pré-qualificado para uso profissional. “A nova versão, especificamente projetada para o uso de pessoas leigas, fornece um único kit contendo os componentes necessários para realizar o autoteste”, informou a OMS.

A entidade passou a recomendar o uso de autotestes para detecção da hepatite C em 2021, como forma de complementar os serviços de testagem para a doença. “A recomendação baseou-se em evidências que demonstram a capacidade do autoteste de ampliar o acesso e a utilização dos serviços, sobretudo entre pessoas que, de outra forma, não seriam testadas para a doença”.

Dados da OMS indicam que, todos os dias, 3,5 mil pessoas morrem no mundo em razão de hepatites virais. Dos 50 milhões que vivem com hepatite C, apenas 36% testaram positivamente e 20% tiveram acesso ao tratamento até o fim de 2022. Para a entidade, a pré-qualificação do autoteste representa uma forma segura e efetiva de expandir a testagem para hepatite C, garantindo que mais pessoas sejam diagnosticadas com a doença e tratadas.

Acompanhe tudo sobre:OMS (Organização Mundial da Saúde)Saúde

Mais de Ciência

Cientistas do MIT criam dispositivo que transforma ar do deserto em água potável

Netflix e Nasa fecham parceria inédita para transmitir lançamentos de foguete no streaming

Asteroide com potencial de destruir cidade inteira na Terra pode colidir com Lua em menos de 10 anos

As mulheres precisam de mais sono que os homens? A ciência explica