Ciência

OMS iniciará negociações para um tratado global sobre pandemias em fevereiro

A iniciativa prevê incluir os 194 estados-membros da OMS em um acordo juridicamente vinculativo contra doenças contagiosas em nível global

Pacto pós-covid: até agora, a covid-19 matou 6,6 milhões de pessoas, custou bilhões de dólares e expôs as desigualdades no acesso a cuidados de saúde e medicamentos em todo o mundo (© Agence France-Presse/AFP)

Pacto pós-covid: até agora, a covid-19 matou 6,6 milhões de pessoas, custou bilhões de dólares e expôs as desigualdades no acesso a cuidados de saúde e medicamentos em todo o mundo (© Agence France-Presse/AFP)

As negociações sobre um projeto de acordo mundial para combater a próxima pandemia começarão em fevereiro de 2023, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os 194 Estados-membros da OMS, reunidos em Genebra nesta semana por três dias, concordaram em “desenvolver o primeiro projeto de um acordo juridicamente vinculativo para proteger o mundo de futuras pandemias”, disse a organização em um comunicado divulgado na noite de quarta-feira, 7.

“Este projeto preliminar do acordo sobre a pandemia, parte da Constituição da OMS, será discutido pelos Estados-membros” em 27 de fevereiro de 2023, especificou a organização.

O anúncio acontece pouco antes do terceiro aniversário do surgimento da covid-19 na China, que se propagou pelo mundo e provocou a pior pandemia em um século.

A doença matou 6,6 milhões de pessoas, custou bilhões de euros e expôs as desigualdades no acesso a cuidados de saúde e medicamentos em todo o mundo.

O escritório do órgão intergovernamental de negociações, formado por um delegado de cada uma das seis regiões da OMS, produzirá um "rascunho" que servirá de base para as negociações.

O processo para chegar a um tratado de combate à pandemia começou no final de 2021, por unanimidade. O objetivo é ter um texto juridicamente vinculativo até 2024.

Segundo Precious Matsoso, do escritório do órgão internacional de negociações, "os representantes do governo enfatizaram que qualquer futuro acordo sobre a pandemia deve levar em conta a igualdade, fortalecer a preparação, garantir a solidariedade, promover uma abordagem de toda a sociedade e todo o governo e respeitar a soberania dos países".

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:OMS (Organização Mundial da Saúde)Pandemia

Mais de Ciência

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda