Ciência

O que é uma dieta saudável? OMS atualiza tabela que define uma boa alimentação

Recomendações são baseadas nas últimas evidências científicas

Alimentação: objetivo é ajudar a reduzir o risco de ganho de peso e de doenças associadas à obesidade. (Thinkstock/Thinkstock)

Alimentação: objetivo é ajudar a reduzir o risco de ganho de peso e de doenças associadas à obesidade. (Thinkstock/Thinkstock)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 15 de agosto de 2023 às 08h17.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as diretrizes sobre o consumo de gorduras e carboidratos como parte de uma dieta saudável. Segundo a entidade, as recomendações são baseadas nas últimas evidências científicas e o objetivo é ajudar a reduzir o risco de ganho de peso e de doenças associadas à obesidade, como diabete tipo 2 e problemas cardiovasculares.

O consumo total de gordura continua limitado a, no máximo, 30% da ingestão diária de calorias. Acima dos 2 anos de idade, deve-se priorizar aquelas insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite, abacate e nozes, entre outros.

Em relação aos carboidratos, a nova recomendação destaca a importância da qualidade dos itens consumidos e estabelece quantidades conforme a faixa etária. Acima dos 2 anos de idade, deve-se priorizar grãos integrais, frutas e leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha.

Adultos devem consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais e 25 gramas de fibras diariamente. Já o açúcar de adição, presente no mel, bebidas e sobremesas, não deve passar de 10% da energia consumida. Para uma dieta de 2 mil calorias, isso significa 50 gramas (5 a 10 colheres de chá).

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Ciência

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda