Ciência

Novo foguete chinês falha durante lançamento de satélite

O mesmo tipo de foguete era esperado para ser o veículo transportador da mais recente sonda lunar da China neste ano

Satélite chinês (AFP/AFP)

Satélite chinês (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2017 às 12h51.

Última atualização em 2 de julho de 2017 às 12h52.

PEQUIM (Reuters) - O lançamento pela China de um novo foguete para cargas pesadas, o Longa Marcha-5 Y2, transportando o que o governo disse ser o satélite mais pesado já desenvolvido no país, fracassou neste domingo, divulgou a agência estatal de notícias Xinhua.

O mesmo tipo de foguete era esperado para ser o veículo transportador da mais recente sonda lunar da China neste ano. Não ficou claro como o cronograma dessa missão poderá ser afetado pelo fracasso no lançamento do satélite.

O presidente chinês, Xi Jinping, tem priorizado o programa espacial da China para fortalecer a segurança e a defesa nacionais e o governo tem afirmado que seus esforços na área são uma iniciativa puramente pacífica.

"Uma anomalia ocorreu durante o voo do foguete", disse a Xinhua depois que o foguete explodiu após o lançamento na ilha de Hainan. "Investigações serão realizadas", afirmou a agência sem dar mais detalhes.

A China está se preparando para uma missão tripulada à Lua, afirmou uma autoridade sênior à mídia estatal no mês passado. Em 2003, a China tornou-se o terceiro país, após Estados Unidos e União Soviética, a colocar um astronauta no espaço por meio de seu próprio foguete.

Acompanhe tudo sobre:ChinaFoguetes

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul