Ciência

Novo foguete chinês falha durante lançamento de satélite

O mesmo tipo de foguete era esperado para ser o veículo transportador da mais recente sonda lunar da China neste ano

Satélite chinês (AFP/AFP)

Satélite chinês (AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2017 às 12h51.

Última atualização em 2 de julho de 2017 às 12h52.

PEQUIM (Reuters) - O lançamento pela China de um novo foguete para cargas pesadas, o Longa Marcha-5 Y2, transportando o que o governo disse ser o satélite mais pesado já desenvolvido no país, fracassou neste domingo, divulgou a agência estatal de notícias Xinhua.

O mesmo tipo de foguete era esperado para ser o veículo transportador da mais recente sonda lunar da China neste ano. Não ficou claro como o cronograma dessa missão poderá ser afetado pelo fracasso no lançamento do satélite.

O presidente chinês, Xi Jinping, tem priorizado o programa espacial da China para fortalecer a segurança e a defesa nacionais e o governo tem afirmado que seus esforços na área são uma iniciativa puramente pacífica.

"Uma anomalia ocorreu durante o voo do foguete", disse a Xinhua depois que o foguete explodiu após o lançamento na ilha de Hainan. "Investigações serão realizadas", afirmou a agência sem dar mais detalhes.

A China está se preparando para uma missão tripulada à Lua, afirmou uma autoridade sênior à mídia estatal no mês passado. Em 2003, a China tornou-se o terceiro país, após Estados Unidos e União Soviética, a colocar um astronauta no espaço por meio de seu próprio foguete.

Acompanhe tudo sobre:ChinaFoguetes

Mais de Ciência

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos

Como esta cientista curou o próprio câncer de mama — e por que isso não deve ser repetido