Peixe: ele foi batizado de Tosanoides obama (R. L. Pyle/Bishop Museum/Reprodução)
Marina Demartini
Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 18h11.
Última atualização em 30 de dezembro de 2016 às 18h14.
Ainda deu tempo de o presidente Barack Obama, no finalzinho do mandato, receber uma homenagem inusitada: uma nova espécie de peixe foi batizada com seu nome.
O peixe ganhou o nome de Tosanoides obama. Ele foi encontrado pela primeira vez em junho, no Havaí, que também é a terra natal do Obama humano, em uma expedição no Monumento Marinho Nacional de Papahānaumokuākea.
Um dos autores do artigo que classificou formalmente o Tosanoides obama como uma nova espécie de peixe destacou que os machos dessa espécie têm uma pequena marca amarela arredondada nas costas, cercada de áreas azuis. Para Richard Pyle, o desenho natural lembraria o logo da campanha presidencial de Obama – mas a comparação força um pouco a barra.
A verdadeira razão pela qual Obama foi escolhido para o nome da nova espécie de peixe foi uma das medidas ecológicas que anunciou em outubro. O presidente ordenou a expansão da área ecológica protegida de Papahānaumokuākea, que aumentou de 1,1 milhões de km2 para 1,5 milhões de km2, tornando-se a maior reserva ecológica do planeta.
A nova espécie foi encontrada a 91 metros de profundidade, em um recife de coral a quase 2 mil km de Honolulu, durante uma em uma expedição de mergulhadores da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA.
O peixe Obama foi a primeira espécie endêmica a ser registrada na área recém-expandida pelo presidente – ou seja, não pode ser encontrada em nenhum outro lugar da Terra além da reserva. Essa descoberta destaca a necessidade de proteger a região: já que a sobrevivência do xará do presidente, o peixinho, depende diretamente da preservação do seu habitat.