Ciência

Nova espécie de mosca recebe nome de personagem de Game of Thrones

A espécie Paramonovius nightking tem características em comum com um dos vilões da série

Insetos: nova espécie de moscas apresenta similaridades com o Rei da Noite (HBO/Divulgação)

Insetos: nova espécie de moscas apresenta similaridades com o Rei da Noite (HBO/Divulgação)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 8 de julho de 2019 às 11h24.

Última atualização em 8 de julho de 2019 às 11h25.

São Paulo - Cientistas descobriram uma nova espécie de mosca na Austrália, e a batizaram em homenagem ao Rei da Noite, personagem de Game of Thrones, seriado da emissora americana HBO. A espécie Paramonovius nightking tem apenas 1,1 centímetros de comprimento e sua primeira aparição foi em 2012, quando os espécimes foram encontrados no Parque Nacional Wandoo. 

O líder dos white walkers, que são mortos-vivos de pele pálida da série, olhos azuis e acostumados com o inverno gelado, pode ter morrido na última temporada de Game of Thrones, mas seu nome ainda vive.

O cientista Xuankun Li, responsável pela nomenclatura da nova espécie, é um grande fã do seriado baseado nos livros de George R.R. Martin. No entanto, essa não é a única razão para a homenagem. As moscas apresentam diversas similaridades com o primeiro dos walkers - são encontradas no inverno, possuem uma coroa de pelos espinhosos e são cobertas por um fio de poeira similar à neve.

Além disso, o inseto apresenta uma das principais e mais marcantes características do Rei da Noite: são capazes de transformar outros animais da sua espécie em "zumbis", segundo os cientistas. A nova espécie, que faz parte da família de abelhas Bombyliidae, possui larvas que vivem como parasitas dentro do organismo de seus hospedeiros. As larvas depositam seus ovos e se alimentam do inseto no qual estão hospedadas até que este exploda.

Bryan Lessard, entomologista da National Research Collections da agência australiana CSIRO (Organização da Comunidade Científica e Pesquisa Industrial, na sigla em inglês), diz, em nota, que a categorização e nomeação de novas espécies é a parte mais divertida do trabalho. Só na Austrália, cerca de 230 novas espécies receberam nomes no último ano.

A Paramonovius não é a única espécie a ser nomeada após um personagem de Game of Thrones. Em dezembro do ano passado, uma equipe de entomologistas da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, descobriu três novas espécies de besouros e as nomeou em homenagem aos dragões da personagem Daenerys Targaryen - chamados Drogon, Rhaegal e Viserion -, batizando-as de Gymnetis drogoni, Gymnetis rhaegali e Gymnetis viserioni.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisGame of Thrones

Mais de Ciência

Medicamento parecido com Ozempic reduz sintomas de abstinência de cocaína, revela estudo

Arqueólogos descobrem primeira tumba de faraó em mais 100 anos

Brasil avança no uso de germoplasma e fortalece melhoramento genético

Este é o cão com a mordida mais forte do mundo – e não é o pitbull