Brasil

No Icesp, 25% dos operados com câncer têm menos de 50 anos

Estudo também mostra que a maioria das cirurgias oncológicas ocorre em mulheres, somando 51,5%

Dados são do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo  (Milton Michida/Gov de SP)

Dados são do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Milton Michida/Gov de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 10h51.

São Paulo - Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou que 25% dos pacientes oncológicos operados na unidade têm menos de 50 anos. O estudo mostra ainda que, do total de cirurgias oncológicas, a maioria é em mulheres, somando 51,5%. Na análise exclusiva dos que tem até 49 anos, o público feminino também é maioria, representando 64% dos casos.

De acordo com o levantamento, a principal especialidade cirúrgica utilizada é a urologia, responsável por 28% de todos os procedimentos realizados. Em seguida, estão as especialidades de cabeça e pescoço (11%), aparelho digestivo (8,5%), ginecologia (8,5%), mastologia (7%), toráxica (5%) e ortopédica (2%). Além disso, plásticas reparadoras são responsáveis por 8% dos procedimentos cirúrgicos.

O estudo mostra ainda que 30% dos pacientes submetidos a uma cirurgia de câncer têm mais de 70 anos; 27% têm entre 60 e 69 anos; e 24% têm entre 50 e 59 anos. Considerados jovens, os pacientes com menos de 50 anos somam 25% de todos os operados. A maior parte deles está concentrada na faixa etária de 40 a 49 anos (14%), seguida por aqueles que têm entre 30 e 39 anos (6%). Pacientes com idade entre 20 e 29 anos correspondem a 4% dos que foram submetidos à cirurgia e os que têm até 19 anos representam 2% dos operados.

"Esse levantamento mostra claramente que a ideia de que o câncer afeta somente os pacientes mais velhos está errada. É um número expressivo e por isso é sempre muito importante que as pessoas, independentemente da idade, façam os exames regularmente e procurem o médico de sua confiança sempre que notarem alguma anormalidade com a saúde", alerta o oncologista e diretor-geral do Icesp, Paulo Hoff.

Acompanhe tudo sobre:Câncercidades-brasileirasDoençasMedicinaMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP