Neil deGrasse Tyson (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 7 de outubro de 2013 às 15h25.
São Paulo O filme Gravidade, dirigido por Alfonso Cuarón, arrancou elogios de grandes nomes do cinema, como do diretor James Cameron, de Titanic e Avatar. Mas o astrofísico Neil deGrasse Tyson fez várias críticas ao longa em seu perfil no Twitter.
Estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, o filme de ficção científica conta a história de um acidente que deixou astronautas à deriva no espaço. A sinopse oficial fala sobre uma caminhada espacial, um tipo de atividade comum entre astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo. Mas a meta dos personagens é consertar uma falha no Telescópio Espacial Hubble.
O problema é que um acidente deixa os dois astronautas sozinhos e sem conseguir voltar para a estação. O silêncio confirma que eles perderam a ligação com a Terra e estão sem qualquer chance de resgate.
Os astronautas ficam perdidos no universo, com dificuldade de segurar em algum lugar e sem esperança de resgate. Conforme o pânico dos astronautas cresce, o oxigênio restante é consumido, o que dá uma sensação absurda de falta de ar no espectador.
Tyson assistiu ao filme no último domingo (6). Em seguida, entregou alguns deslizes de Gravidade para seus 1,4 milhão de seguidores no Twitter. Fez uma lista com alguns mistérios do filme. Por que Bullock, uma médica, trabalha na manutenção do Telescópio Espacial Hubble? e Por que o cabelo de Bullock não flutua sobre sua cabeça em algumas cenas convincentes de gravidade zero? foram algumas das perguntas de Tyson.
Apesar dos 12 tuítes em menos de uma hora, Tyson afirmou que gostou do filme. E parece que não foi só ele. O longa faturou 55,6 milhões de dólares no final de semana. Esse número também é um recorde para as carreiras de Bullock e Clooney. O filme tem estreia prevista no Brasil para o dia 11 de outubro.