Ciência

Nasa diz que dois asteroides se aproximarão da Terra no Natal e Ano Novo

Dois asteroides, do tipo Aten, estarão próximos da Terra durante os feriados de fim de ano

Asteroides: Nasa informa que dois asteroides do tipo Aten se aproximarão do planeta Terra entre o Natal e Ano Novo (JUAN GARTNER/Getty Images)

Asteroides: Nasa informa que dois asteroides do tipo Aten se aproximarão do planeta Terra entre o Natal e Ano Novo (JUAN GARTNER/Getty Images)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 16h59.

Última atualização em 19 de dezembro de 2019 às 08h19.

São Paulo - De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, CNEOS, da agência espacial Nasa, dois asteroides se aproximarão do planeta Terra durante os feriados de Natal Ano Novo. Segundo a agência, os dois asteroides, nomeados de 310442 e 216258, estarão astronomicamente perto do planeta do dia 26 de dezembro até o dia 31 do mesmo mês.

O primeiro asteroide, que é o 310442, está estimado para se aproximar da Terra no dia 26 de dezembro, um dia após a comemoração do Natal, às 16h54 no horário de Brasília. Esse asteroide, segundo o CNEOS, possui um diâmetro de 600 metros e consegue viajar a uma velocidade de até 44.256 quilômetros por hora.

Já o segundo asteroide, chamado de 216258 ou 2006 WH1, está programado para se aproximar do planeta nos dias seguintes, antes do ano terminar e ainda sem horário definido. Paul Chodas, diretor do CNEOS, disse para o portal Newsweek que o diâmetro das rochas faz com que sua aproximação seja perigosa, embora não haja algum risco de colisão até o momento: "Ao longo de muitos séculos e milênios [esses asteróides] podem evoluir para órbitas que atravessam a Terra. Portanto, é prudente continuar acompanhando-os nas próximas décadas e estudar como suas órbitas podem estar evoluindo."

Segundo a NASA, esses asteroides estarão a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra - uma distância curta, se analisada astronomicamente. Classificados como do tipo "Aten", seus materiais rochosos permitem que viajem pelo espaço em alta velocidade, e apresentam uma órbita maior do que a distância entre a Terra e o Sol.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoAsteroidesNasaNatalPlaneta TerraSol

Mais de Ciência

Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos

Como esta cientista curou o próprio câncer de mama — e por que isso não deve ser repetido

Múmia de filhote de tigre dente-de-sabre é encontrada 'intacta'; veja foto