Ciência

Nasa diz que dois asteroides se aproximarão da Terra no Natal e Ano Novo

Dois asteroides, do tipo Aten, estarão próximos da Terra durante os feriados de fim de ano

Asteroides: Nasa informa que dois asteroides do tipo Aten se aproximarão do planeta Terra entre o Natal e Ano Novo (JUAN GARTNER/Getty Images)

Asteroides: Nasa informa que dois asteroides do tipo Aten se aproximarão do planeta Terra entre o Natal e Ano Novo (JUAN GARTNER/Getty Images)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 16h59.

Última atualização em 19 de dezembro de 2019 às 08h19.

São Paulo - De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, CNEOS, da agência espacial Nasa, dois asteroides se aproximarão do planeta Terra durante os feriados de Natal Ano Novo. Segundo a agência, os dois asteroides, nomeados de 310442 e 216258, estarão astronomicamente perto do planeta do dia 26 de dezembro até o dia 31 do mesmo mês.

O primeiro asteroide, que é o 310442, está estimado para se aproximar da Terra no dia 26 de dezembro, um dia após a comemoração do Natal, às 16h54 no horário de Brasília. Esse asteroide, segundo o CNEOS, possui um diâmetro de 600 metros e consegue viajar a uma velocidade de até 44.256 quilômetros por hora.

Já o segundo asteroide, chamado de 216258 ou 2006 WH1, está programado para se aproximar do planeta nos dias seguintes, antes do ano terminar e ainda sem horário definido. Paul Chodas, diretor do CNEOS, disse para o portal Newsweek que o diâmetro das rochas faz com que sua aproximação seja perigosa, embora não haja algum risco de colisão até o momento: "Ao longo de muitos séculos e milênios [esses asteróides] podem evoluir para órbitas que atravessam a Terra. Portanto, é prudente continuar acompanhando-os nas próximas décadas e estudar como suas órbitas podem estar evoluindo."

Segundo a NASA, esses asteroides estarão a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra - uma distância curta, se analisada astronomicamente. Classificados como do tipo "Aten", seus materiais rochosos permitem que viajem pelo espaço em alta velocidade, e apresentam uma órbita maior do que a distância entre a Terra e o Sol.

Acompanhe tudo sobre:NasaPlaneta TerraSolano-novoNatalAsteroides

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul