Ciência

Nasa anuncia 1ª tripulação a ir ao espaço pelos EUA em 7 anos

Equipes dos voos de teste e das tripulações viajarão para a Estação Espacial Internacional a bordo de duas naves que Boeing e SpaceX querem enviar

Nasa: com estes lançamentos os EUA voltam ao centro da corrida espacial depois que começarem a depender da infraestrutura da Rússia (Richard Carson/Reuters)

Nasa: com estes lançamentos os EUA voltam ao centro da corrida espacial depois que começarem a depender da infraestrutura da Rússia (Richard Carson/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 17h53.

Última atualização em 3 de agosto de 2018 às 18h39.

Washington - A Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Nasa) anunciou nesta sexta-feira os nomes dos nove astronautas que formarão as duas primeiras tripulações a viajar para o espaço a partir dos Estados Unidos em sete anos, depois que a agência suspendeu o lançamento de naves.

Eles formarão as equipes dos voos de teste e das tripulações que viajarão para a Estação Espacial Internacional (EEI) a bordo de duas naves comerciais que as companhias Boeing e SpaceX querem enviar à estratosfera.

"Isto é o emocionante: pela primeira vez, desde 2011, estamos a ponto de enviar astronautas americanos em foguetes americanos de solo americano", disse o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, durante a cerimônia de apresentação, que aconteceu no Centro Espacial Johnson, em Houston.

A primeira tripulação a ser apresentada foi a da Starliner, da Boeing, que fará um voo de teste previsto para meados de 2019 e que sairá da base aérea de Cabo Canaveral, em um foguete Atlas V, da United Launch Alliance. Esta tripulação será composta: Eric Boe, que foi piloto da nave Endeavour; Chris Ferguson, que participou do último lançamento; e a estreante Nicole A. Mann.

Depois desta primeira prova, dois pilotos viajarão no Starliner à EEI: Sunita Williams, que desde que foi selecionada como astronauta, em 1998, já fez sete voos espaciais e passou mais de 322 dias na estratosfera; e Josh Cassada, que ainda não tem experiência no espaço.

A cápsula Crew Dragon, da companhia SpaceX, que fará uma viagem de teste no foguete Falcon lançado do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, terá duas pessoas: Doug Hurley, que pilotou o Endevour a nave Atlantis; e Bob Behnken, que tem seis voos no currículo. Os dois astronautas que a companhia SpaceX enviará posteriormente à EEI serão Mike Hopkins, com experiência de 166 dias no laboratório espacial, e o estreante, Victor Glover, selecionado pela Nasa em 2013.

Apesar do caráter comercial, com estes lançamentos os Estados Unidos voltam ao centro da corrida espacial depois que começarem a depender, sete anos atrás, da infraestrutura da Rússia para enviar astronautas ao espaço, com o objetivo de reduzir o custo das missões.

"Apenas três países na história enviaram seres humanos ao espaço: os Estados Unidos, a Rússia e a China", lembrou, orgulhoso, o diretor do Centro Espacial Kennedy, Bob Cabana.

 

 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoNasaEspaçonaves

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul