Ciência

Moderna relata avanços em vacina contra coronavírus e já fala em fase 3

De acordo com a empresa, a inscrição de voluntários para a "fase 2" foi concluída e, assim, a "fase 3" poderá ter início ainda em julho

Moderna: vacina experimental está sendo aplicada em pessoas entre 18 e 55 anos e visa fazer o chamado controle de efeito placebo (Brian Snyder/File Photo/Reuters)

Moderna: vacina experimental está sendo aplicada em pessoas entre 18 e 55 anos e visa fazer o chamado controle de efeito placebo (Brian Snyder/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de julho de 2020 às 11h45.

Última atualização em 8 de julho de 2020 às 11h46.

Na corrida pelo lançamento de uma vacina contra a covid-19, a farmacêutica americana Moderna relatou na manhã desta quarta-feira, 8, avanços em sua candidata à profilaxia da doença. De acordo com a empresa, a inscrição de voluntários para a "fase 2" foi concluída e, assim, a "fase 3" poderá ter início ainda em julho.

A vacina experimental está sendo aplicada em pessoas entre 18 e 55 anos e visa fazer o chamado controle de efeito placebo: apenas alguns voluntários inscritos receberão, aleatoriamente, o medicamento em teste, para que os pesquisadores avaliem a possível geração de anticorpos contra o novo coronavírus.

Na fase 3, os estudos acompanham os resultados em milhares de pacientes, de 5 a 10 mil. Atualmente, as vacinas que estão na fase 3 são das farmacêuticas Astrazeneca, em parceria como a universidade de Oxford, e Sinovac, da China.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusVacinas

Mais de Ciência

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo

Há quase 50 anos no espaço e a 15 bilhões de milhas da Terra, Voyager 1 enfrenta desafios

Projeção aponta aumento significativo de mortes por resistência a antibióticos até 2050

Novo vírus transmitido por carrapato atinge cérebro, diz revista científica