Ciência

Missão patrocinada pela Nasa levará robô para procurar água na Lua

A agência espacial americana vai financiar uma missão da startup Astrobotic para levar o robô Viper até a Lua no final de 2023

Nasa: agência se juntará com startup Astrobotic para encontrar água na Lua (Andrew Harrer/Bloomberg)

Nasa: agência se juntará com startup Astrobotic para encontrar água na Lua (Andrew Harrer/Bloomberg)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 11 de junho de 2020 às 15h59.

Última atualização em 11 de junho de 2020 às 17h07.

A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) premiou hoje uma empresa que será responsável pela próxima missão lunar. A startup Astrobotic, de Pittsburgh, nos Estados Unidos, recebeu um prêmio de 200 milhões de dólares nesta quinta-feira, 11, para realizar uma missão na Lua no final de 2023. 

Ao levar seu veículo espacial para a Lua, chamado de Viper, a equipe da Astrobotic caçará depósitos de água congelada na superfície lunar. O Viper chegará ao lado sul da Lua daqui a três anos, e a empresa utilizará seu próprio módulo de aterrissagem, chamado Griffin, para fazer com que o veículo seja aterrado na superfície.

Robô Viper da Astrobotic, que será enviado à Lua para procurar água

Robô Viper, da startup Astrobotic: uma nova missão para explorar os recursos da Lua. Crédito: Astobotic/Divulgação (Nasa)

Segundo a startup, que tem 74 funcionários, o veículo Viper (sigla para "Volatiles Investigating Polar Exploration Rover") é um pequeno robô que tem como objetivo mapear os recursos naturais da Lua. A missão deve durar cerca de 100 dias até retornar para a Terra com o material coletado.

Jim Bridestine, administrador da Nasa, disse em um comunicado para a imprensa que a agência tem como objetivo levar astronautas para passar um tempo indeterminado na Lua até o ano 2024. "O veículo Viper e a parceria comercial que o levará à Lua são um excelente exemplo de como a comunidade científica e a indústria dos Estados Unidos estão tornando realidade a visão de exploração lunar da Nasa", disse Bridestine.

A missão da Astrobotic faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services, da Nasa, que fez com que a startup se destacasse para participar da missão. Para levar o Viper até a Lua, a empresa utilizará um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), empresa responsável pelo lançamento de espaçonaves nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)LuaNasa

Mais de Ciência

Mulher que 'adotou' embrião em 1994 tem agora 'bebê mais velho do mundo'

Polêmica? Zoológico pede que pets virem comida para predadores

Orcas ensinam filhotes a caçar seu 'maior rival' com tática cruel — comportamento assusta cientistas