Ciência

Microdoses de LSD podem aumentar o foco e a cognição, mostra pesquisa

Estudo realizado com 24 pessoas na Europa avaliou os efeitos da droga administrada em doses reduzidas

LSD: cientistas investigam os efeitos de doses reduzidas da droga (microgen/Getty Images)

LSD: cientistas investigam os efeitos de doses reduzidas da droga (microgen/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 25 de outubro de 2020 às 09h00.

Última atualização em 25 de outubro de 2020 às 17h35.

Cientistas acreditam que pequenas dosagens de dietilamida ácido lisérgico, droga conhecida como LSD, podem aumentar o poder cognitivo e até melhorar o humor. As descobertas fazem parte de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Basel, da Suíça, e da Universidade de Maastricht, na Holanda. Sem concentração e com falta de foco? Saiba como investir na sua saúde mental para alcançar seu potencial.

O estudo, publicado na revista científica European Neuropsychopharmacology nos últimos dias foi feito com voluntários que tomaram microdoses da droga e foram submetidos a testes para avaliar o foco  e a capacidade de processar informações. Os cientistas também ficaram atentos às mudanças de humor dos voluntários.

Apesar do estudo ter sido pequeno e contar com apenas algumas 24 voluntários, os pesquisadores relataram que há diferenças claras entre o que acontece com uma pessoa dependendo da dose de LSD ingerida. Os voluntários receberam doses entre 5 e 20 microgramas da droga. Para efeito de comparação, uma dose recreativa de LSD costuma ser de 100 mg.

Nos voluntários que tomaram doses de 5 microgramas, houve um aumento no poder de foco. O grupo também afirmou estar se sentindo “mais amigável” após a dose. Quem tomou a dose de 10 microgramas afirmou sentir-se “mais consciente”. O grupo que recebeu a dose de 20 microgramas teve uma melhora significativa no humor, mas também apresentou sinais de confusão e ansiedade.

Por ter sido feito com apenas 24 voluntários, divididos em quatro grupos com seis pessoas (um dos grupos recebeu um placebo –, o estudo ainda carece de mais pesquisas. É necessário que sejam feitos testes maiores para comprovar se existem ou não efeitos positivos na microdosagem de LSD.

Acompanhe tudo sobre:DrogasIndústria farmacêuticaPesquisas científicas

Mais de Ciência

Mergulhadores descobrem maior animal marinho do mundo — e não é a baleia azul

20 frases de Albert Einstein para a sua vida

Cientistas encontram cristais de água que indicam possibilidade de vida em Marte

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano